(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Segurança em Brasília está preparada para o primeiro jogo na capital, diz secretário

Para governo experiência do ano passado e de protesto no dia da abertura deixam a polícia de prontidão para evitar problemas no acesso ao estádio e Fan Fest no domingo


postado em 13/06/2014 15:59 / atualizado em 13/06/2014 16:14

Polícia bloqueia passagem de manifestantes que queriam se aproximar de Fan Fest(foto: Evaristo SA/AFP)
Polícia bloqueia passagem de manifestantes que queriam se aproximar de Fan Fest (foto: Evaristo SA/AFP)

A primeira partida da Copa do Mundo de 2014 em Brasília, no próximo domingo (15), às 13h, deverá ser tranquila, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF). A Secretaria de Segurança da capital informou haver esquema de segurança pronto para o jogo entre Suíça e Equador no Estádio Nacional de Brasília, nos moldes dos que foram conduzidos na Copa das Confederações na cidade, em junho do ano passado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública em exercício do DF, Paulo Roberto Batista de Oliveira, haverá um efetivo de mais de 2,6 mil pessoas trabalhando no local, nas áreas interna e externa do estádio – 947 homens e 1.741 mulheres de forças de segurança pública. Na parte externa, há possibilidade de aumentar o efetivo para até 1,7 mil, caso seja necessário. No total, há 43 órgãos do DF e federais envolvidos no esquema de segurança.

A segurança da parte interna do estádio é de responsabilidade de empresas privadas – as forças públicas entram em ação somente se houver alguma intercorrência. No local, ainda haverá oito postos médicos; 11 ambulâncias, das quais nove são unidades de terapia intensiva (UTI); cinco postos de verificação para o controle de acesso ao estádio e 26 postos de controle de trânsito distribuídos pela cidade – com intensificação das operações de bafômetro.

Nos arredores do estádio, será montado um perímetro de segurança com a interdição no trânsito. A partir da Rodoviária do Plano Piloto, no sentido Palácio do Buriti, a via N1 – o Eixo Monumental – estará interditado das 7h de domingo até o final da partida e evacuação do público. A via pode ficar fechada até as 18h se necessário, mas a expectativa da secretaria é de que o trânsito volte a fluir antes desse horário. O fluxo nas demais vias da cidade não será alterado. A expectativa da Secretaria de Segurança é a de que essa interdição não prejudique o trânsito na capital, especialmente por ser em um domingo.

Em relação à possibilidade de manifestações nos arredores do estádio no dia do jogo, Batista de Oliveira informou que, na semana passada, houve uma reunião entre os órgãos de segurança envolvidos e representantes de manifestantes, quando foram repassadas as orientações para o dia. “Aprendemos com a Copa das Confederações. Caso haja manifestação, não se aproximará do estádio ou da Fan Fest [no Taguaparque, em Taguatinga]. É um direito se manifestar, mas de forma democrática e pacífica, que não interfira na vida de quem não quer manifestação. Em Brasília, com os protocolos que já temos, acreditamos que tudo vai correr bem”, disse o secretário.

A orientação é para que os torcedores que vão ao Estádio Nacional usem o metrô e as linhas de ônibus para chegar ao local. O metrô funcionará das 7h às 22h de domingo. Caso usem veículos, o GDF pede que se faça transporte solidário para diminuir a quantidade de automóveis nas ruas e não sobrecarregar os estacionamentos.

Os principais pontos para estacionar próximos ao estádio são os do Parque da Cidade, com capacidade para 10 mil veículos. Além do parque, outras opções são a plataforma superior da rodoviária e os estacionamentos do Setor Comercial Sul, dos setores de Rádio e TV Sul e Norte e dos setores hoteleiros Sul e Norte.

Haverá pontos de ônibus para levar os torcedores dos estacionamentos do Parque da Cidade e da Feira da Torre de TV até os portões do estádio. Dos outros locais, os torcedores deverão seguir a pé.
No estacionamento em frente ao Colégio Militar de Brasília (CMB), no início da Asa Norte, próximo ao estádio, haverá espaço para veículos e transporte especial para levar pessoas com deficiência até o local do jogo.

A Secretaria de Segurança orienta ainda que os responsáveis identifiquem as crianças com nome e número de telefone para contato e que os torcedores cheguem cedo ao estádio para evitar filas.

No estádio, não é permitida a entrada de latas, copos, garrafas, coolers, caixas de isopor, fogos de artifício ou similares, armas, carrinhos, filmadoras ou máquinas fotográficas com mais de 20 centímetros, lasers, artefatos explosivo ou similares, animais (exceto cães guia), bolsas e mochilas com mais de 40 centímetros, sprays e aerosóis, malas, caixas ou similares. Essas proibições são estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e valem para todos os estádios de todas as cidades-sede da Copa do Mundo.

Nessa quinta-feira (12), no primeiro jogo do Mundial no Brasil, a maior aglomeração de público foi a Fifa Fan Fest no Taguaparque, em Taguatinga. A área com telão recebeu o maior público entre as Fan Fests que a Fifa promove em todas as cidades-sede da Copa, com 40 mil pessoas presentes nos momentos de pico do evento. Após a transmissão da abertura e do jogo do Brasil contra a Croácia, houve um show do cantor sertanejo Gusttavo Lima.

O local foi policiado por 1,3 mil agentes de segurança, entre policiais militares, civis e bombeiros. Foram registradas 19 ocorrências, entre flagrantes de uso e tráfico de entorpecentes, furto, roubo, desacato e acidente de trânsito sem vítima. O Corpo de Bombeiros fez dez atendimentos, sem registros graves.

No local, houve um protesto de cerca de 80 pessoas que bloquearam o fluxo de carros no Pistão Norte de Taguatinga, via de acesso à Fan Fest. A polícia dispersou os manifestantes com o uso de spray de pimenta. Duas pessoas foram detidas por desacato. Não houve feridos, segundo a Secretaria de Segurança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)