(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policiais e manifestantes entram em confronto em São Paulo; jornalista da CNN fica ferida

Tropa de Choque usa bombas de efeito moral contra os manifestantes, tumulto se espalha por várias ruas da Zona Leste de São Paulo


postado em 12/06/2014 11:26 / atualizado em 12/06/2014 12:31

Confronto se espalhou por várias ruas na imediação da Estação Carrão do metrô, na Zona Leste de São Paulo(foto: AFP PHOTO / LAURENT THOMET )
Confronto se espalhou por várias ruas na imediação da Estação Carrão do metrô, na Zona Leste de São Paulo (foto: AFP PHOTO / LAURENT THOMET )

Um conflito entre policiais e manifestantes na Zona Leste de São foi o primeiro distúrbio registrado no dia da estreia da Copa do Mundo no Brasil. A confusão ocorreu proximidades de um ponto em que eram realizadas duas manifestações distintas. A primeira chamada pela internet e a outra convocada pelo sindicato dos metroviários. 

 

Pouco antes das 12h um grande confronto entre manifestantes e policias teve início, quando um grupo de mascarados fez uma barricada de fogo ao lado de um posto de combustíveis. A polícia revidou com grande número de disparos de bombas e balas de borracha.
Placas de sinalização e lixeiras foram arrancadas. Um cordão formado por militares avançou sobre o grupo e a confusão se espalha por ruas próximas, com vários focos de atrito. A PM fez um cercom torno do posto de combustível e fecharam outras ruas nas imediações.

 

O primeiro confronto ocorreu por volta das 10h15 em um cruzamento com a Radial Leste, próximo à estação Carrão do Metrô, quando o grupo que protestava tentou ocupar a avenida. A via dá acesso ao Estádio Itaquerão - onde será realizada a primeira partida - e não pode ser bloqueada.

Jornalista foi atingida no braço durante o confronto(foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
Jornalista foi atingida no braço durante o confronto (foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
Os policiais usaram balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Dois cordões de isolamento foram formados e avançaram contra os manifestantes. Um homem foi detido e uma jornalista da CNN atingida no braço pelo estilhaço de uma bomba.

O ato foi chamado pelas redes sociais como "Grande Ato 12 de Junho - Não vai ter Copa" e a concentração marcada para começar na Rua Apucarana. Pela internet, mais de 10 mil pessoas confirmaram a participação no evento.

 

Pelo menos cinco pessoas foram detidas e outras cinco ficaram feridas. O tumulto está sendo transmitido ao vivo pela CNN.

O segundo protesto começou em frente ao sindicato dos metroviários e reúniu um grande número de pessoas. O grupo pede a readmissão dos demitidos durante a greve do metrô em São Paulo e crítica os gasto com a Copa do Mundo.

No Rio de Janeiro um protesto contra a Copa reúne manifestantes na Candelária.

Vídeo mostra o momento em que jornalista é atingida


Com agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)