17°/ 30°
Belo Horizonte,
31/OUT/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dilma enaltece papel do governo na saúde bucal

Agência Estado

Publicação: 28/05/2014 19:19 Atualização:

São Bernardo, 28 - A presidente Dilma Rousseff afirmou no início da noite desta quarta-feira, 28, que a decisão do Executivo federal de transformar saúde bucal em uma política de saúde pública "foi uma grande conquista do governo do ex-presidente Lula e do meu governo". A afirmação foi feita durante cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade de São Bernardo do Campo (SP). O local possui consultórios e laboratório de próteses dentárias.

A cerimônia faz parte das comemorações dos 10 anos do Brasil Sorridente, programa criado pelo governo federal em 2004. Além do centro da cidade paulista, hoje também foram inaugurados mais quatro CEOs: Lucrécia (RN), Macaé (RJ), Rubiataba (GO) e Terra Santa (PA). Segundo o governo, com essas inaugurações, serão 1.013 centros em todo o País, beneficiando 80 milhões de brasileiros em mais de 800 municípios.

De acordo com a presidente, desde 2004 o governo iniciou o processo de integrar o atendimento à saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). "Antes disso poucas pessoas tinham acesso à ação dos dentistas, ao tratamento dentário." Dilma ponderou que o SUS já tem 25 anos e que o programa Brasil Sorridente tem "apenas 10". "Tem 15 anos sem saúde bucal na história passada. Nós estamos correndo atrás daquilo que não fizeram e fazendo nossa parte. Herdamos esse passivo e esse passivo era feio", afirmou.

Dilma disse ainda que, em 2003, cerca de 13% dos adolescentes nunca tinham ido a um dentista e 45% dos brasileiros não utilizavam a escova de dentes de forma regular. "Um quinto da nossa população já tinha perdido os dentes. Esse é o quadro que o Brasil Sorridente começa a modificar lá em 2004. E durante os 10 anos temos dado provas de que temos o compromisso de modificar esse quadro", reforçou.

Segundo Dilma, somente no ano passado, foram realizados 16 milhões de procedimentos odontológicos especializados por meio do programa. "Isso é três vezes mais do que (era realizado) antes da implantação do Brasil sorridente", disse. Mais tarde, na capital paulista, a presidente Dilma participará de jantar oferecido pela comunidade judaica.

Homenagem.

O centro odontológico inaugurado pela presidente Dilma nesta quarta recebeu o nome de Cynthia Magaly Moutinho de Souza, em homenagem a dentista que foi assassinada em abril de 2013 de forma brutal. Após invadir o seu consultório, o grupo de assassinos jogou álcool no corpo da vítima e começou a pressioná-la. Após saber que Cynthia só teria R$ 20 na conta bancária, um dos jovens ateou fogo na dentista, que morreu no local. Segundo Dilma, a homenagem se deu "não só pelo fato de (Cynthia) ser uma grande dentista, mas por ter sido uma cidadã brasileira que buscava construir a paz."

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.