19°/ 34°
Belo Horizonte,
30/SET/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cracolândia de SP vai ganhar novo centro de internação

Agência Estado

Publicação: 27/05/2014 15:01 Atualização:

São Paulo, 27 - O governo do Estado vai entregar no dia 14 de junho um centro de acolhida e internação para dependentes químicos do Programa Recomeço, na Rua Helvétia, na Cracolândia, região central de São Paulo. A novidade foi anunciada na manhã desta terça-feira, 27, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante o lançamento de um selo para empresários que empregarem ex-usuários de drogas que passaram por tratamentos e programas de redução de danos.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, David Uip, o equipamento, que está sendo construído em um antigo prédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ajudará a aumentar a quantidade de leitos existentes de 2.400 para 3.000 ainda neste ano. "Será um segundo centro de acolhimento e internação semelhante ao que tem em Botucatu (interior de SP). Vamos ampliar o número de leitos e os locais", afirmou Uip.

O secretário disse que, apesar de avaliar como positivo o fim dos manicômios, não foram criadas outras alternativas para usuários de drogas. Ainda de acordo com Uip, o Estado já retirou das ruas 1.600 dependentes químicos, o que é considerado um "recorde". Os primeiros andares do prédio, que serão entregues no próximo mês, farão o atendimento ambulatorial. Os outros pisos que ficarão prontos ao longo do ano terão espaço para a internação.

Para Ronaldo Laranjeira, coordenador do Programa Recomeço, o prédio será um avanço para o tratamento de dependentes químicos da região. "Foi um grande avanço o que foi feito. Essa experiência de tirar 1.600 pessoas voluntariamente da Cracolândia com 80 agentes, oferecer internação, e elas aceitarem, é um grande feito", afirmou. Do total de internações de dependentes, segundo Laranjeira, apenas 10 foram involuntárias.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.