20°/ 32°
Belo Horizonte,
01/SET/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Sete pessoas morreram em Hospital de Fortaleza

Agência Estado

Publicação: 15/05/2014 14:49 Atualização:

Fortaleza, 15 - Sete pessoas morreram no Hospital de Messejana, na periferia de Fortaleza. A suspeita é de que as mortes tenham sido provocadas por infecção causada pela bactéria Acinetobacter baumannii. Um oitavo paciente contaminado segue isolado, em estado grave. Ele está na UTI desde a semana passada, quando houve a infecção dos pacientes em uma sala de observação do hospital.

A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou as mortes. Cinco haviam sido confirmadas no sábado, 10 e outras duas na segunda-feira 12. O secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, informou que a unidade passou por um processo de desinfecção. De acordo com a direção do hospital, não é possível afirmar que os pacientes morreram por conta da infecção da bactéria ou por complicação das doenças que tinham.

O Ministério Público do Estado do Ceará instaurou procedimento administrativo com o objetivo de apurar as mortes. Considerando a urgência que o caso requer, O MP enviou ofícios ao Conselho Regional de Medicina do Estado e ao Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado, para que estes órgãos realizem inspeções junto à unidade hospitalar, com o envio de relatório à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, no prazo de cinco dias.

A promotora de Justiça, Isabel Porto, pediu informações à direção do hospital sobre o problema. De acordo com ela, também foi aberto inquérito policial junto à Superintendência da Polícia Civil.

A Acinetobacter baumannii é uma bactéria comum em ambientes hospitalares com pacientes graves. Trata-se de uma bactéria resistente e muito contagiosa. A transmissão ocorre pelo contato direto com as mãos e objetos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.