(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sete pessoas morreram em Hospital de Fortaleza


postado em 15/05/2014 14:49

Fortaleza, 15 - Sete pessoas morreram no Hospital de Messejana, na periferia de Fortaleza. A suspeita é de que as mortes tenham sido provocadas por infecção causada pela bactéria Acinetobacter baumannii. Um oitavo paciente contaminado segue isolado, em estado grave. Ele está na UTI desde a semana passada, quando houve a infecção dos pacientes em uma sala de observação do hospital.

A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou as mortes. Cinco haviam sido confirmadas no sábado, 10 e outras duas na segunda-feira 12. O secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, informou que a unidade passou por um processo de desinfecção. De acordo com a direção do hospital, não é possível afirmar que os pacientes morreram por conta da infecção da bactéria ou por complicação das doenças que tinham.

O Ministério Público do Estado do Ceará instaurou procedimento administrativo com o objetivo de apurar as mortes. Considerando a urgência que o caso requer, O MP enviou ofícios ao Conselho Regional de Medicina do Estado e ao Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado, para que estes órgãos realizem inspeções junto à unidade hospitalar, com o envio de relatório à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, no prazo de cinco dias.

A promotora de Justiça, Isabel Porto, pediu informações à direção do hospital sobre o problema. De acordo com ela, também foi aberto inquérito policial junto à Superintendência da Polícia Civil.

A Acinetobacter baumannii é uma bactéria comum em ambientes hospitalares com pacientes graves. Trata-se de uma bactéria resistente e muito contagiosa. A transmissão ocorre pelo contato direto com as mãos e objetos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)