(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vacina de quem vai às áreas com pólio deve estar em dia


postado em 05/05/2014 19:37

Brasília, 05 - Quem vai viajar para países que registraram aumento de circulação do vírus da pólio - Afeganistão, Camarões, Guiné Equatorial, Etiópia, Israel, Nigéria, Paquistão, Somália e Síria - deve estar com a carteira de vacinação em dia, recomenda o Ministério da Saúde. Para adultos que não sabem se foram imunizados na infância contra a doença, o mais seguro é tomar uma dose da vacina quatro semanas antes de embarcar.

De modo geral, no entanto, o alerta feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento de casos de poliomielite não vai alterar a rotina das autoridades sanitárias brasileiras. O trabalho de vigilância em portos e aeroportos será mantido, sem necessidade de um esquema especial, afirmou o Ministério da Saúde.

Não há registro de casos de poliomielite no Brasil desde 1990 - razão pela qual o País recebeu um certificado de eliminação da doença. O número de pessoas protegidas contra o vírus que provoca a doença também é bastante significativo. O Sistema Único de Saúde faz campanhas periódicas de vacinação com coberturas superiores a 95%. Em nota, o ministério afirmou que acompanha de forma constante a situação epidemiológica da doença em outros países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)