(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exposição Ursos Camaradas chega ao Rio para promover a paz e a integração


postado em 04/05/2014 15:17

Exemplares da exposição Ursos Camaradas Unidos %u2013 A Arte da Tolerância chamam a atenção de quem passa pela Praia do Leme, zona sul do Rio(foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Exemplares da exposição Ursos Camaradas Unidos %u2013 A Arte da Tolerância chamam a atenção de quem passa pela Praia do Leme, zona sul do Rio (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
 

A exposição Ursos Camaradas Unidos – A Arte da Tolerância, aberta no dia 1º de maio na Praia do Leme, zona sul do Rio de Janeiro, atrai um número cada vez maior de cariocas e visitantes da cidade de todas as idades. Esta é a primeira vez que a mostra vem ao país, em comemoração ao Ano da Alemanha no Brasil. O público pode ver a exposição até o dia 20 de julho. Iniciativa do Consulado-Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, a programação inclui workshops no local, no período de 25 de maio a 8 de junho, que contarão detalhes sobre a história dos "ursos amigos".

São ao todo 141 esculturas de ursos (símbolo de Berlim, capital alemã) de 2 metros de altura, representando os países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da mostra é promover a integração cultural, a paz e a harmonia entre os povos. Cada urso foi pintado por um artista de uma nação, utilizando elementos típicos da arte e da cultura locais. O do Brasil, denominado Tô beleza!, foi idealizado pela artista mineira Sônia Corrêa, moradora de Berlim. Ela se inspirou na variedade de cores e na diversidade da flora e da fauna brasileira para pintar o seu urso, que representa também a miscigenação do povo brasileiro.

Uma das visitantes da exposição neste domingo (4) foi Carla Chagas. “É muito atrativa, eu achei legal”, disse ela, que estava acompanhada de parentes. Norma Santos foi com o neto Diego, de 4 anos. Ao se inteirar do objetivo da mostra, Norma salientou o fato de a exposição ter sido montada no Rio perto da Copa, quando visitantes de todo o mundo virão ao Brasil para assistir aos jogos. “É muito bacana mesmo. E você vê que está unindo mesmo [as pessoas]. Está todo mundo olhando, curtindo”. O pequeno Diego também demonstrou estar encantado com os ursos. O garoto contou que, se pudesse, levaria para casa o urso dos Emirados Árabes.

Patricia Teles de Oliveira também elogiou a exposição. “A gente fica vendo como cada país tem o seu interior e quer expor isso por meio dos ursos.”

Paulo Palhares destacou que, por meio da exposição dos ursos de Berlim, aproveitou para conhecer países. “Está sendo muito bom e o objetivo é promover a paz mundial”. Quem também gostou da mostra foi Keyla Alves Gagliazzi. “Foi uma ideia magnífica, no sentido de, além de diversão para as crianças, passar a cultura de cada país. Esse é o principal ponto”. A filha de Keyla, Stephanie, de 6 anos, também gostou dos ursos. O preferido da menina foi o urso-polar cinza e branco, o Buddy Bear Einstein, que leva uma frase famosa do cientista nascido na Alemanha: "A paz não pode ser mantida pela força. Ela só pode ser alcançada pelo entendimento".

O baiano Paulo Victor, pela primeira vez no Rio de Janeiro, também aprovou a mostra em plena praia. Ele elogiou, particularmente, o trabalho dos artistas de decoração dos ursos. “Achei muito lindo”.

O animal símbolo de Berlim esteve presente em 26 exposições, nos cinco continentes, antes de chegar ao Brasil. A primeira edição da mostra ocorreu em Berlim, em 2002. A exposição passou a percorrer os diversos países a partir de 2004.

Até o dia 25 de junho, os visitantes poderão enviar uma frase, foto ou desenho sobre a exposição e concorrer a uma passagem de ida e volta a Berlim, com direito a uma semana de hospedagem e a um passeio cultural por aquela cidade. As fotos e as frases só podem ser enviadas por adultos, para o e-mail ursosdeberlim@gmail.com. As crianças e adolescentes até 17 anos podem concorrer na categoria desenho. Nesse caso, os trabalhos devem ser entregues (pelo Correio ou pessoalmente) ao Consulado-Geral da Alemanha, que fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 58, centro, CEP 20.020-010.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)