(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Museus de São Paulo terão entrada gratuita aos sábados a partir deste mês


postado em 03/05/2014 10:45

A partir deste mês, os museus do estado de São Paulo terão entrada gratuita aos sábados, informou a Secretaria Estadual da Cultura. A novidade marca as comemorações da Semana Nacional de Museus, de 12 a 18 de maio, quando os visitantes poderão aproveitar programações especiais, cursos, palestras, jogos, instalações e oficinas sobre os museus paulistas.

“Esperamos que a medida crie um hábito no calendário cultural paulista, facilitando ainda mais o acesso da população a programações artísticas culturais de altíssima qualidade”, disse o secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araújo.

As festividades incluem a reabertura do Museu Casa de Portinari, na cidade de Brodowski, e do Museu da Imigração, na capital paulista. Em Brodowski, a exposição fotográfica Caminhos de Portinari, instalada em vários pontos da cidade, vai lembrar os marcos históricos e culturais e suas ligações com o pintor.

Durante a Semana Nacional de Museus, uma das atrações do Museu da Língua Portuguesa será a oficina Museu Autor. Os visitantes vão ajudar a compor uma exposição coletiva, formando uma vitrine com objetos.

No dia 15 de maio, a Pinacoteca promove visita educativa voltada para idosos e, no dia 17, visita com contação de histórias em Libras para deficientes auditivos. Outra programação especial da Pinacoteca será a exposição Uma Obra, que mostrará como o acervo do museu é conservado e os procedimentos de restauração que são aplicados.

De 13 a 17 de maio, os visitantes do Museu do Futebol conferem o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, um novo espaço dedicado à pesquisa e a memória do esporte, com biblioteca e base de dados para consulta ao acervo. Em maio, o destaque é a exposição Brasil 20 Copas, uma homenagem às seleções brasileiras que participaram das 19 edições da Copa do Mundo.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Catavento fazem atividades lúdicas, jogos de tabuleiro e gincanas no dia 18. O tema será as transformações urbanas e os pontos históricos da cidade de São Paulo. Haverá transporte gratuito para os participantes se deslocarem entre os museus.

Em Santos, o Museu do Café faz nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de maio visitas monitoradas ao edifício da Bolsa Oficial de Café. Os participantes podem ainda, no dia 17, fazer esculturas em argila, de peças, figuras e objetos.

Todas a programação dos 18 museus do estado pode ser vista no aplicativo Museu-SP (app.vc/museu-sp). O site www.cultura.sp.gov.br também disponibiliza as informações.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)