• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pesquisa aponta aumento de 9,7% no acesso a mamografias nas capitais e no DF

Agência Brasil

Publicação: 30/04/2014 12:55 Atualização:

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apresentada hoje (30) pelo Ministério da Saúde, indica um aumento de 9,7% no acesso ao exame de mamografia nas capitais e no Distrito Federal.

De acordo com os dados, em 2006 (primeira edição da pesquisa), 71,1% das mulheres com idade entre 50 e 69 anos afirmaram ter sido submetidas ao exame. Em 2013, o percentual subiu para 78%.

O levantamento traz ainda dados sobre a prevenção do câncer de colo de útero. Segundo a pasta, 82,9% das mulheres entre 25 e 64 anos fizeram o exame de citologia oncótica, conhecido como papanicolau, nos últimos três anos.

A escolaridade, de acordo com o estudo, se mostrou um fator determinante à realização de ambos os exames. O percentual de mulheres com mais de 12 anos de estudo que fizeram a mamografia chegou a 88,3%. Entre as que estudaram até oito anos, a proporção foi 72,9%. No caso do papanicolau, os percentuais são 87,2% e 78,6%, respectivamente.

A pesquisa Vigitel ouviu cerca de 23 mil brasileiros maiores de 18 anos que vivem nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.