(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MEC cria grupo para representar Brasil no IILP


postado em 11/04/2014 19:07

São Paulo, 11 - O Ministério da Educação (MEC) criou uma comissão nacional para representar o Brasil no Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), ligado à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O IILP responde pela definição de projetos em todo o mundo para atender à crescente procura mundial pelo conhecimento do português.

O grupo foi estabelecido por um ato administrativo simultâneo do MEC e dos Ministérios da Cultura (Minc) e das Relações Exteriores (MRE). Conforme o coordenador da comissão nacional e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Alberto Faraco, em declaração divulgada pelo MEC, também são realizados pelo IILP projetos sobre o vocabulário ortográfico comum e a concepção de uma plataforma de Língua Portuguesa para professores.

A comissão nacional será constituída por integrantes da assessoria internacional do MEC, das Divisões de Promoção da Língua Portuguesa do MRE e de Relações Internacionais do Minc, além da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Faraco afirmou que o alvo do comitê a longo prazo é a concretização de uma "visão estratégica" do País em relação à língua portuguesa. Na análise dele, o interesse pelo português está sendo ampliado. "Há um interesse geral pelo conhecimento e aprendizado da língua portuguesa no mundo inteiro."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)