(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de mil pássaros são apreendidos em Juquiá (SP)


postado em 02/04/2014 11:49

Sorocaba, 02 - Mais de mil pássaros eram transportados em condições precárias num carro abordado pela Polícia Ambiental, nesta terça-feira, 01, na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), em Juquiá, no Vale do Ribeira. As gaiolas eram tão apertadas que 172 das 1.125 pequenas aves não resistiram e morreram sufocadas. Entre os pássaros, alguns são de espécies que estão em situação preocupante na natureza.

Foram resgatados 513 canários-da-terra, 235 trinca-ferros, 199 pintassilgos-de-cabeça-preta, quatro gralhas-do-campo, um bico-de-pimenta e um bico-de-prata. O motorista de 21 anos e seu acompanhante de 19 anos prestaram depoimentos na delegacia da Polícia Civil na cidade e foram liberados, mas vão responder por prática de abuso e morte de animais da fauna silvestre. Eles contaram que receberam as aves em Ponta Grossa (PR) com a incumbência de entregá-las na capital paulista.

No mesmo dia, 47 pássaros entre canários e trinca-ferros haviam sido apreendidos em Itapeva, sudoeste paulista, quando eram transportados no interior de caixinhas de suco e leite longa vida. Todas essas espécies são de aves da fauna brasileira e apreciadas pelo canto. Como são altamente valorizadas por criadores, tornam-se alvos de caçadores e contrabandistas de animais silvestres. A criação ou posse desses pássaros necessita de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)