(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Infografia do 'Estado' ganha prêmio na Espanha


postado em 28/03/2014 22:07

São Paulo, 28 - O Estado ganhou uma medalha de bronze na 22.ª edição do Prêmio Malofiej, conferido pela Society for News Design (SNDE) da Espanha e considerado o “Pulitzer da infografia”. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 28, em Pamplona, na Espanha. O trabalho premiado foi publicado na edição de 10 de março de 2013, em uma reportagem de duas páginas sobre o conclave que aconteceria no Vaticano - e acabaria tornando papa o cardeal argentino Jorge Bergoglio. A infografia trouxe detalhes do interior da Capela Sistina, local onde os cardeais se reúnem para eleger um pontífice.

“É comum em coberturas de conclaves mostrar o passo a passo da eleição do novo papa em linguagem infográfica. Assim, além do que todos poderiam publicar, determinamos como desafio apresentar com precisão os detalhes internos da Capela Sistina”, conta o diretor de arte do Estado, Fabio Sales. “Para tanto, decidimos desenhá-la em 3D, a fim de explicar como ficaria o salão principal e também para destacar algumas obras de arte presentes nas paredes da capela.”

A equipe que desenvolveu o infográfico foi formada por Glauco Lara, Rubens Paiva, Marcos Müller, Jonathan Sarmento e Gisele Oliveira. “Acredito que o resultado foi um diferencial na imprensa”, comenta Sales. Foram inscritos no Malofiej deste ano 1.290 trabalhos de 139 veículos de 34 países diferentes. O júri concedeu 16 medalhas de ouro, 50 de prata e 90 de bronze. Além do Estado, outras publicações brasileiras também foram reconhecidas pelo prêmio. O jornal Folha de S. Paulo ganhou uma medalha de prata e duas de bronze e a revista Superinteressante levou uma de prata. Receberam ainda medalhas de bronze os jornais O Globo (duas medalhas), Extra e Gazeta do Povo.

Oscar.

A divulgação do Malofiej encerra uma semana que começou bem para a Arte do Estado. Na última segunda foi divulgado o resultado da 35.ª edição do Best of Digital Design, concedido pela Society for News Design (SND), entidade com sede em Nova York, e considerado o “Oscar” da área. O Estado foi premiado em sete categorias. Duas reportagens ganharam em mais de uma categoria: o especial sobre a Copa do Mundo de 2014, desenvolvido em parceria com os repórteres da Editoria de Esportes, e o trabalho Família Imperial - Uma Nova História, que envolveu a equipe do Metrópole e contou como foram feitos estudos a partir da exumação dos restos mortais do imperador d. Pedro I e das imperatrizes d. Leopoldina e d. Amélia.

Outro trabalho premiado foi o especial multimídia Os Caminhos de Francisco, publicado durante a visita do papa ao Brasil, quando o País foi a sede da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado. Sempre apontado como sinônimo de inovação em coberturas na internet, o Caderno Paladar teve reconhecidos dois trabalhos que foram desenvolvidos em forma de aplicativos, desenhados para serem lidos tanto em computadores quanto em celulares e tablets. Os dois especiais funcionam principalmente como ferramentas de serviço ao leitor, que pode encontrar informações de “como cozinhar”, “onde comprar” e “quanto custa”. Um teve como tema o bacalhau - com receitas e dicas. O outro foi sobre ovos de Páscoa - desenvolvido para ajudar o leitor a encontrar o ovo que melhor combina com seu perfil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)