(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avião com sensores de metais reforça busca por avião desaparecido no Pará


postado em 24/03/2014 07:11

A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou as buscas no início da manhã de ontem pela aeronave desaparecida na última terça-feira, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, com um reforço importante: um avião modelo P-3 Orion, com capacidade de identificar metais e que, de acordo com a assessoria de comunicação da Aeronáutica, seria o mesmo modelo que está sendo empregado nas buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines. "Essa aeronave é dotada de sensores que identificam partes metálicas, inclusive submarinos, navios em alto mar. É um instrumento a mais que irá auxiliar de forma eficaz no trabalho de buscas", esclareceu.

O avião seguiu diretamente da esquadra de Salvador (BA), onde está sediado, para a região sudoeste do Pará. Ele se soma a um helicóptero e a outro avião para dar continuidade às buscas aéreas, que já entram pelo sexto dia. O bimotor modelo Beechcraft BE 58 Baron decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 de terça-feira, transportando o piloto, um motorista e três técnicos de enfermagem que seguiam para uma aldeia dos índios Munduruku.

Segundo a Aeronáutica, o avião desapareceu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Uma passageira chegou a enviar uma mensagem de celular para o tio informando dos problemas no avião. “Tô em temporal. Motor do avião parou. Tou em pânico. Diz pra mãe que amo muito a todos", escreveu a técnica de enfermagem Rayline Campos, que estava no bimotor. Segundo a Funai, a aeronave transportava uma equipe de saúde de Itaituba até uma comunidade indígena em Jacareacanga.

A mensagem de Rayline foi enviada para o celular do tio, Rubélio Santos. "Recebi a mensagem às 13h. Imediatamente tentei ligar para ela, mas só dava fora de área. Então avisei para um colega meu que trabalha na Infraero e ele avisou sobre a situação", relata. "Temos esperança que ela esteja viva, sim. Temos fé em Jesus", declarou o tio da enfermeira. As equipes de busca investigam a possibilidade do avião estar perto de uma área de garimpo localizada próxima ao município de Jacareacanga. Segundo o delegado Lucivelton Santos, uma comunidade teria avistado a aeronave enquanto ela sobrevoava a região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)