18°/ 33°
Belo Horizonte,
18/SET/2014
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Material da Fifa para Copa prega abstinência sexual

Agência Estado

Publicação: 21/03/2014 20:19 Atualização:

Brasília, 21 - O Ministério da Saúde permitiu a distribuição de um manual da Fifa que prega a abstinência sexual para prevenção da aids. A pasta pediu para que o material fosse alterado antes da divulgação, mas apenas uma parte do texto foi mudada pela federação de futebol. A alternativa - criticada por associações não governamentais e especialistas em saúde pública - foi permitir a divulgação do material com uma errata.

"Esse material deveria ser recolhido. Claro que ninguém presta atenção numa folha anexa", afirmou o assessor de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Juan Carlos Raxhach. No Brasil, ações de prevenção de aids sempre foram baseadas no uso do preservativo. "Uma mensagem como essa, pregando fidelidade e abstinência, é anticientífica, é um desserviço", afirmou o professor da Universidade de São Paulo Mário Scheffer.

A cartilha começou a ser distribuída em fevereiro para professores de 132 escolas de ensino fundamental localizadas nas cidades que vão sediar os jogos da Copa. O material foi desenvolvido em 2009 e 2010, avaliado em pesquisas feitas nas Ilhas Maurício, África do Sul e Zimbábue. A proposta é trabalhar onze temas relacionados à saúde com crianças de 11 e 12 anos. Além de aids, são abordados, por exemplo, prevenção sobre uso de drogas e obesidade.

#ET

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Renato Lopes de Moura Filho
Essa foi ótima!! A principal fama do Brasil é pelo turismo sexual! HIPÓCRITAS E CÍNICOS | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.