RJ reage a ideia de captação de água do Paraíba por SP

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 19/03/2014 21:31

Agência Estado

Rio, 19 - A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio divulgou nota, na noite desta quarta-feira, 19, em que demonstra preocupação com a proposta de captação de água da bacia do Rio Paraíba do Sul pelo governo de São Paulo, para o abastecimento da população paulistana.

"Os estudos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, ainda em elaboração, apontam que a disponibilidade hídrica atual já apresenta problemas no período de estiagem. Em Santa Cecília (ponto de captação da água para o Rio Guandu e região metropolitana do Rio), a regra em vigor determina uma vazão mínima de 250 metros cúbicos por segundo, o que pela falta de água já não é atendida em 8% do tempo (período de estiagem)", diz a nota.

"Mesmo que São Paulo construa reservatórios para aumentar a disponibilidade hídrica nas cabeceiras do Rio Paraíba do Sul, a proposta de captação de água pode agravar essa situação. É fundamental um aprofundamento técnico sobre o verdadeiro impacto no território fluminense", continua a nota.

"A segurança hídrica do Estado do Rio de Janeiro é fortemente dependente da bacia do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de mais de 11 milhões de habitantes e pela sustentação de parcela expressiva da atividade econômica do Estado", diz ainda o texto emitido pela secretaria.