(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de SP proíbe táxis nos corredores de ônibus


postado em 14/03/2014 15:01

São Paulo, 14 - Atendendo a uma solicitação feita pelo Ministério Público Estadual, a Prefeitura de São Paulo decidiu proibir de vez os táxis de circularem nos corredores de ônibus da cidade nos horários de pico. Por outro lado, os taxistas poderão circular nas faixas exclusivas para coletivos nas marginais, no Corredor Norte-Sul, e nas Avenidas Corifeu de Azevedo Marques, Indianópolis e Sumaré. As mudanças começam na segunda-feira, 17. A aplicação de multas só começa no dia 14 de abril.

A restrição nos corredores vale das 6h às 9h e das 17h às 20h. Nos demais horários, o táxi só pode circular caso esteja com passageiros, como funciona hoje. Em relação às faixas exclusivas, a permissão para os táxis vale por todo o dia. As mudanças são resultado de um inquérito aberto pelo promotor de Justiça Maurício Ribeiro Lopes, que pediu estudo à Prefeitura para determinar se os táxis atrapalhavam ou não a velocidade dos coletivos da cidade. A conclusão foi que os ônibus seriam 20% mais velozes se não dividissem o espaço. Daí a razão da proibição.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, foi questionado sobre a liberação das faixas exclusivas: em tese, obedecendo a mesma lógica, os táxis também poderiam atrapalhar. "O que vamos fazer é monitorar as faixas com os táxis para fazer uma avaliação posterior", disse Tatto. A Prefeitura deve assinar na semana que vem um novo contrato para instalação de cerca de 800 radares. Parte dos equipamentos vai monitorar corredores e faixas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)