/ 22°
Belo Horizonte,
01/AGO/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Grupo fará propostas no Acordo Ortográfico até março/15

Agência Estado

Publicação: 13/03/2014 20:43 Atualização:

São Paulo, 13 - O grupo de trabalho formado no Senado para sugerir a simplificação e o aprimoramento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa pretende apresentar até março de 2015 um parecer à Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa. O relatório deve ser entregue ao governo, que poderá debater as propostas de alterações com os outros países de língua portuguesa.

O Acordo Ortográfico foi assinado e promulgado em 2008. A obrigatoriedade de aplicação do Acordo Ortográfico deveria começar a vigorar no Brasil em janeiro de 2013, mas foi adiada para 2016, por meio de decreto da Casa Civil. O tratado cria uma ortografia integrada para o português, em todas as nações que têm a língua como oficial. O Grupo de Trabalho Técnico (GTT) do Senado agrupa o Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (Cellp), a Academia de Letras de Brasília (ALB) e o movimento Simplificando a Ortografia. O grupo tenta diminuir o número de regras e exceções no acordo.

Possíveis mudanças nas regras serão debatidas até o meio do ano por professores e alunos dos países de língua portuguesa, que farão propostas e relatórios sobre o assunto. As melhores sugestões serão selecionadas em setembro, no Seminário Linguístico-Ortográfico da Língua Portuguesa, e encaminhadas aos governos. Em Portugal, foi aprovada pelo Parlamento a recomendação ao governo para que também forme um grupo de trabalho para fazer o acompanhamento do Acordo Ortográfico.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.