(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após chuvas, nível do sistema Cantareira sobe


postado em 08/03/2014 11:37

São Paulo, 08 - O nível do Sistema Cantareira, maior abastecedor de água da Grande São Paulo, subiu para 16% da capacidade total das reservas neste sábado, retornando ao patamar visto na quinta-feira (6), após as fortes chuvas que atingiram a capital ontem, conforme dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ontem, o índice apresentou novo recorde negativo, de 15,8%. Foi o menor nível já visto desde que o complexo de abastecimento começou a funcionar, em 1974.

Antes, o volume de água armazenado no Sistema Cantareira, conforme a Sabesp, havia subido apenas no último sábado (01/03), quando passou de 16,4% no dia 28 de fevereiro para 16,6%. Esta semana, o governador Geraldo Alckmin anunciou que a concessionária cumprirá a medida determinada pelas agências reguladoras que prevê a diminuição da vazão máxima de captação do Cantareira de 31 metros cúbicos (m?) por segundo para 27,9 m?/s. O corte representa uma redução de 10% na retirada máxima de água a qual a Sabesp tem direito, mas fica acima da vazão de captação primária, de 24,8 m?/s.

A determinação da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) entra em vigor nesta segunda-feira, dia 10, e tem como objetivo conter a contínua queda no volume de água armazenado no sistema. Para manter o abastecimento após a redução, a Sabesp irá transferir o abastecimento de 1,8 milhão dos 8,8 milhões de consumidores atendidos pelo Cantareira para os Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)