Bloco ecológico Pretinhos do Mangue desfila no Pará

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 02/03/2014 18:31

Agência Estado

Curuça (PA), 02 - A tarde deste domingo (2) foi embalada pelo Bloco Pretinhos do Mangue, marcado por ser o carnaval mais ecológico do Brasil. Ele é realizado no município de Curuça, no nordeste do Estado do Pará e é sucesso há 25 anos com o abadá mais barato do país. O custo é zero, basta passar lama do mangue no corpo que o lugar no bloco é garantido. São cerca de 15 mil brincantes que vêm de longe ou de municípios vizinhos para participar da tradicional festa.

Quem não participa, fica da janela batendo palma, mas não há quem não se contagie. São família inteiras. Crianças cobertas de lamas são levadas pelos pais a percorrerem as ruas da cidade nos ritmo do carnaval.

Além dos pretinhos é possível encontrar alguns branquinhos e outros vermelhinhos. A coloração também vem do mangue, do barro de tabatinga branco e vermelho que alguns foliões também usam para se fantasiar.

O bloco encerra de forma ainda mais ecológica. Toda lama tirada do mangue volta para ele quando os Pretinhos chegam ao rio da praça central da cidade.

Para quem participa da folia, a certeza de que apoia um trabalho socioambiental. O "Pretinhos do Mangue" é também uma associação que durante o ano promove mutirões de coleta de lixo e campanhas de conscientização da sociedade.

A festa em Curuça só termina na quarta-feira de cinzas, com o Bloco dos Ilhados, o bloco dos brincantes que gastaram tudo o que tinham no carnaval e não tem mais como voltar para casa.
Comentários O comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.