16°/ 29°
Belo Horizonte,
03/SET/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Sem-terra ocupam até área da igreja no interior

Agência Estado

Publicação: 01/03/2014 14:31 Atualização:

Movimentos de sem-terra reunidos na Frente Nacional de Lutas (FLN), articulada por José Rainha Júnior, invadiram até uma fazenda doada para a Igreja Católica, neste sábado, 1, durante o "Carnaval vermelho". A fazenda Vista Alegre, em Marabá Paulista, com cerca de 400 hectares pertencia à família de duas freiras que a doaram à Diocese de Presidente Prudente.

A igreja arrendou as terras para criação de gado e plantio de melancia. De acordo com um dos líderes da Frente, Rubens Germano, a intenção é obter a gleba para assentar famílias. "Terra de Deus é terra do povo", disse. É a primeira vez que uma área da Igreja Católica é invadida na região com a maior concentração de conflitos fundiários no Estado.

Através da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Igreja tem dado franco apoio aos movimentos de luta pela terra e protagonizado diretamente ações contra o latifúndio. No Pontal, em ocasiões anteriores, a diocese manifestou apoio à liderança de José Rainha, mesmo nas ocasiões em que ele foi preso por crimes ligados à questão agrária. Procurado pela reportagem, o bispo de Presidente Prudente, d. Benedito Gonçalves dos Santos não foi encontrado.

Na tarde deste sábado, a Frente anunciava ter ocupado vinte propriedades rurais nas regiões do Pontal do Paranapanema, Alta Paulista e Noroeste do Estado, mas a Polícia Militar só tinha informação sobre onze invasões. Entre as áreas tomadas pelos sem-terra estão as fazendas São Luiz e Urupê, do grupo sucroalcooleiro Decasa, em Marabá Paulista.

De acordo com Rainha Júnior, o objetivo é chamar a atenção dos governos estadual e federal para o descaso com a reforma agrária. Um documento com reivindicações foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff. A Frente é composta por grupos dissidentes do Movimento dos Sem-Terra (MST), como o MST da Base, e sindicatos rurais ligados à Confederação de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.