(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo federal quer usar policiais especialistas em artes marciais em protestos

O pedido foi feito em uma reunião no Palácio do Planalto com os ministros da Defesa, Celso Amorim; do Esporte, Aldo Rebelo; da Justiça, José Eduardo Cardozo


postado em 01/03/2014 09:00 / atualizado em 01/03/2014 09:05

Policiais imobilizam manifestante durante protesto contra a Copa do Mundo: 262 ativistas detidos em São Paulo no último dia 22 (foto: Nelson Almeida /AFP)
Policiais imobilizam manifestante durante protesto contra a Copa do Mundo: 262 ativistas detidos em São Paulo no último dia 22 (foto: Nelson Almeida /AFP)
O governo federal pretende replicar em outros estados a tática da “tropa ninja” de São Paulo. Ontem, o secretário de Segurança Pública do estado, Fernando Grella, disse que ministros da presidente Dilma Rousseff pediram que a estratégia seja repassada para outras unidades da Federação. A ideia é fazer com que a atuação seja adotada em protestos na Copa do Mundo. O pedido foi feito em uma reunião no Palácio do Planalto com os ministros da Defesa, Celso Amorim; do Esporte, Aldo Rebelo; da Justiça, José Eduardo Cardozo; com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-MG); além de autoridades da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

De acordo com Grella, ainda não há previsão para colocar o plano em prática. “Houve a solicitação para transmitirmos essa experiência para outros estados, tendo em vista os bons resultados que ela apresentou. Nos colocamos à disposição para que os comandantes responsáveis por essa operação possam transmitir o planejamento e a estratégia usada na ação”, disse o secretário. O grupo de ação, também conhecido como “tropa do braço”, é composto por homens treinados em artes marciais, usado exclusivamente para retirar ativistas vândalos das manifestações. No último dia 22, em São Paulo, durante o protesto Não vai ter Copa, 140 homens da tropa atuaram pela primeira vez. Quando houve sinal de que um tumulto se formaria, os policiais fizeram um círculo e isolaram os manifestantes para averiguações. Cerca de 262 pessoas foram detidas.

A operação foi considerada um sucesso, segundo o governador Geraldo Alckmin. “Conversamos sobre nossa experiências duas semanas atrás, muito exitosa. Diminuiu depredações e confrontos, graças à tática estratégica de isolamento de mascarados, a chamada tropa do braço. Foi bem-sucedida essa estratégia de trabalho”, disse após a reunião no Palácio do Planalto. De acordo com ele, o elogio foi replicado pelo ministro da Justiça. “ Deseja-se que haja garantia das manifestações, que as pessoas possam se manifestar, mas que não haja depredações. Nós conseguimos reduzir enormemente o vandalismo e, de outro lado, também o confronto. O ministro Cardozo colocou publicamente que a estratégia foi muito bem sucedida”, pontuou o tucano. A violência entre as torcidas organizadas, entretanto, ficou fora da pauta. Alckmin ressaltou que o confronto entre torcedores do Santos e do São Paulo, que resultou na morte de um torcedor, não deve se repetir no Mundial. “No caso de torcida, aí todos torcem para o Brasil”, completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)