16°/ 30°
Belo Horizonte,
24/OUT/2014
  • (6) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Marcha com mais de 20 mil sem-terra leva caos à Praça dos Três Poderes Sessão do Supremo foi suspensa, houve correria e a polícia conteve tumulto com balas de borracha e bombas de efeito moral

Correio Braziliense

Publicação: 12/02/2014 17:30 Atualização: 12/02/2014 18:08

Policiais fazem segurança do Palácio do Planalto (Diego Abreu/ CB/ D.A Press)
Policiais fazem segurança do Palácio do Planalto

Protesto com mais de 20 mil integrantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) complicou o trânsito na Região Central de Brasília e levou caos à Praça dos Três Poderes, na tarde desta quarta-feira (12/2). A sessão do Supremo Tribunal Federal foi suspensa, depois que os manifestantes ameaçaram invadir o prédio, por falta de segurança. Houve correria atrás do Congresso Nacional, a polícia disparou bombas de efeito moral e balas de borracha. Três militantes ficaram feridos. Um foi atingido com uma bala de borracha na testa, outro por um golpe de cacetete, também na testa, e o terceiro com pedaços de madeira que foram jogados pelos próprios integrantes do movimento. Um homem foi preso e três policiais também ficaram feridos.

Depois de descer o Eixo Monumental e gritar palavras de ordem no Setor de Embaixadas, o grupo também protagonizou confusão diante do Palácio do Planalto. Os manifestantes derrubaram a grade de proteção na Praça dos Três Poderes, em frente à sede do Executivo. Além das grades, faixas e pedaços de madeira foram jogadas contra os policiais militares, que reagiram com spray de pimenta.


A sessão plenária do Supremo Tribunal Federal desta quarta-feira (12/2) foi suspensa após manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) ameaçarem invadir o edifício sede do STF. Dentre as pessoas que carregam também bandeiras vermelhas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT), alguns chegaram a derrubar parte das grades de contenção instaladas pelo Supremo.

Seguranças da Corte e policias militares conseguiram conter os manifestantes e fizeram um cordão humano protegendo a entrada da sede do Judiciário.

Por volta das 16h10, quando informado por seguranças sobre o risco de invasão, o ministro Ricardo Lewandowski imediatamente suspendeu a sessão, e fez questão de avisar que o Tribunal podia ser invadido. Diante da ameça, ele tomou a medida por questões de segurança.

No meio da tarde, em frente à Embaixada dos Estados Unidos, os policiais militares fizeram um bloqueio - na tentativa de proteger o local -, o que gerou empurra-empurra. Na confusão um policial chegou a sacar uma arma não-letal de laser, mas não disparou.

O protesto faz parte do Congresso Nacional do movimento sem terra, realizado esta semana na capital. Além de representantes dos 23 estados, há um grupo de 250 pessoas ligadas a movimentos sociais de outros países.

No caminho de volta à Esplanada dos Ministérios pelas vias L2 e L4, os manifestantes prometem passar pelo Congresso Nacional e pelo Palácio do Planalto, para entregar uma carta-manifesto à presidente Dilma Rousseff .
Tags:

Esta matéria tem: (6) comentários

Autor: Fernando
Quem de BSB protesta ?? Quantos não vivem lá mamando nas tetas do governo ?? Quem venha os protestos, a copa e depois as eleições. Este ano promete boas viradas na vida deste povo cansado de tanta impunidade. | Denuncie |

Autor: Alexandre Mata
O LÍDER DELES CHAMA-SE LULA, SEU PRINCIPAL MODELO DE ANARQUIA. | Denuncie |

Autor: Fernando
A construção de BSB por JK foi uma jogada de mestre. Afastou a capital de todos os grandes centros do Brasil impossibilitando que a grande massa trabalhadora do país proteste com o devido vigor por suas reivindicações. se capital ainda estivesse no RJ era bem capaz deste país já estar em guerra civi. | Denuncie |

Autor: mauro morethson
Que trabalhador rural ,que nada,isso tudo é bandido,desce o porrete!!! | Denuncie |

Autor: Antonio Carlos Plais
Vejamos quem o (des)governo vai culpar desta vez: - a imprensa corrupta capitalista - a oposição pessimista e golpista - os capitalistas donos do agronegócio - os grandes latifundiários - o ET de Varginha - a sua própria incompetência para resolver os problemas do País Dê o seu voto!!! | Denuncie |

Autor: Carmen Goularte
Só atoas, desempregados, arruaceiros, baderneiros e favelados. manda esta turma caçar serviço. Ou então, desce o pau, o cacete nesta turma de bandidos. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.