15°/ 28°
Belo Horizonte,
21/NOV/2014
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Entidades criticam condições de trabalho do Mais Médicos

Agência Estado

Publicação: 10/02/2014 08:49 Atualização: 10/02/2014 09:04

Entidades médicas repudiaram as condições de trabalho no Mais Médicos e voltaram a defender como solução a criação de uma carreira pública para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota divulgada nesse domingo, a categoria afirmou que o programa é lastreado em situações de abuso contra os direitos humanos e trabalhistas.

A Associação Médica Brasileira (ABM), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) manifestaram “indignação” com o que chamaram de “irresponsabilidade” dos gestores do Ministério da Saúde por supostas omissões que resultariam em comprometimento das condições de trabalho, prejuízos financeiros e danos morais, entre outros problemas.

A nota manifesta “total repúdio às agressões aos direitos humanos, individuais e trabalhistas” aos quais médicos estrangeiros e brasileiros foram e têm sido submetidos. As associações pedem que todas as denúncias e indícios de irregularidades no programa sejam apurados com rigor pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Supremo Tribunal Federal (STF).

Paliativos

Essas entidades ainda acusam o Ministério da Saúde de ter engavetado inúmeras propostas para resolver “definitivamente o problema da falta de acesso à assistência em saúde em todo o País”. A única saída para suprir os gargalos no atendimento da rede pública de saúde, segundo as associações, é a criação de uma carreira pública para os médicos. Todas as outras soluções seriam “temporárias, paliativas e de baixa eficácia”.
Tags:

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: Beatriz Rossetti
Sr Renato, gostaria imensamente que o sr nos informasse onde estão estes postos de saúde com toda infra estrutura( não falta nada) e estão sem médicos.Não é o que assistimos todos os dias na midia, o sofrimento da população deitada no chão dos hospitais , com filas de anos para uma cirurgia. | Denuncie |

Autor: renato wilson
essas "entidades" só sabem falar e defender os interesses corporativos dos "senhores doutores". nunca pensam nas necesidades do povo. deveriam isso sim explicar porque seus associados se recusam a trabalhar em determinados lugares mesmo quando existem todas as condições que dizem ser necessárias! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.