(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banho consome mais do que o sugerido pela ONU


postado em 04/02/2014 08:07

São Paulo, 04 - Um banho de 15 minutos, sem fechar o registro, consome 135 litros de água. É mais do que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda de uso de água por pessoa em um dia inteiro. A organização defende que 110 litros são suficientes para “atender às necessidades de consumo e higiene”.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgou no sábado, 1, que dará desconto na conta de água aos moradores da Grande São Paulo que reduzirem o consumo. De acordo com a Sabesp, a medida é adotada “por causa do calor recorde e da inédita falta de chuvas no Sistema Cantareira, que está em nível crítico e abastece quase 10 milhões de pessoas”. Os dois últimos meses quebraram recordes de falta de chuva. Desde 1930, nunca choveu tão pouco.

O consumo médio por morador no Sistema Cantareira é de 161 litros por dia. Mas, no litoral de São Paulo, segundo a Sabesp, o volume pode chegar a 350 litros. A companhia pretende que os moradores baixem o consumo para 128 litros por dia, para obter o desconto na conta.

Embora pareça difícil, a tarefa não exige grandes sacrifícios. Medidas como fechar o registro ao escovar os dentes ou ao lavar a louça podem trazer uma economia de 20 litros. Flagrada pela reportagem lavando a garagem e a calçada de sua casa, na Casa Verde, zona norte da capital paulista, com uma mangueira, Rosa Scacciota diz que o momento foi um descuido.

“O que o fotógrafo viu foi só um instante, eu sempre gasto o mínimo, tanto que acho que nem vou conseguir ter desconto na conta. Mas posso ensinar sobre como não gastar. Eu guardo a água que sai com sabão da máquina para depois lavar o quintal”, exemplifica. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)