12°/ 23°
Belo Horizonte,
26/JUL/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Força Nacional do Haiti conhece UPP no Rio

Agência Brasil

Publicação: 30/01/2014 18:53 Atualização: 30/01/2014 19:10

Oficiais da Força Nacional do Haiti passaram a tarde de quinta-feira (30) conhecendo de perto o trabalho de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Na Favela Dona Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, cinco policiais visitaram a instalação da UPP, andaram pela comunidade e conversaram com os moradores.

As atividades fazem parte de um programa de troca de experiência na área de pacificação e policia de proximidade, que se estenderá até 5 de fevereiro. Eles já visitaram batalhões especiais no Rio e farão mais dois dias de imersão no Dona Marta - a primeira comunidade carioca a receber uma unidade do tipo.

De acordo com a comissária de Polícia do Haiti, Marie Louise Gauthier, nas favelas daquele país, grupos armados não vivem do tráfico, mas de outras ilegalidades, como roubos. Para ela, a iniciativa brasileira pode ser aplicadas no país em bairros considerados violentos, como Cité Soleil, na capital Porto Príncipe.

"Eles estão muito interessados nesse processo de pacificação, guardadas as devidas diferenças culturais e geográficas", disse um dos articuladores da visita, o coordenador da organização não governamental Viva Rio, Ubiratã Angelo.

Um dos policiais integrantes da missão, Rivier Labady, ficou impressionado com a possibilidade de instalar uma base policia fixa dentro de uma favela e disse que isso será um desafio para o Haiti. "A troca de experiência permite apoiar novas práticas dentro da corporação, como a que vemos aqui", declarou.

Depois de conhecer o trabalho no Dona Marta, nos próximos dias a missão da Força Nacional do Haiti tem um encontro previsto com a chefe da Polícia Civil, Marta Rocha, e visitará ainda uma Delegacia de Atendimento à Mulher.

A ação de parceria prevê também a ida de brasileiros para o Haiti.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.