(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Na posse, reitor da USP fala em revisão da governança


postado em 26/01/2014 09:01

São Paulo, 26 - Com um discurso que ao mesmo tempo exaltou qualidades da Universidade de São Paulo (USP) e relembrou os desafios para os próximos anos, o professor Marco Antonio Zago tomou posse neste sábado (25) do cargo de reitor da instituição. Zago fica na reitoria até 2018 e sucedeu a João Grandino Rodas, que não compareceu à cerimônia.

Quem fez a transferência das vestes talares (indumentária típica do reitor, com a samarra, capelo e colar doutoral), que simboliza a transmissão do cargo, foi o vice-reitor, Hélio Cruz. Sem comentar a ausência de Rodas, Zago agradeceu a Hélio pela presença "nesse momento bastante delicado de nossa transição".

O novo reitor vai administrar uma universidade com 90 mil alunos, cerca 6 mil professores e 16 mil funcionários. Apontada com a melhor universidade da América Latina, a USP é responsável por 23% da produção científica do Brasil. A universidade completou ontem 80 anos.

Em seu discurso, Zago disse que a USP "não se furtará às suas responsabilidades", ressaltando a necessidade de reavaliar o sistema de acesso e "acompanhar com atenção o progresso da inclusão social e racial, construindo as intervenções necessárias". A situação financeira também foi citada como um dos pontos de maior preocupação. "Passamos por um desequilíbrio financeiro que pode pôr em risco a nossa autonomia."

O reitor ainda ressaltou que haverá uma revisão da governança da universidade, de forma a melhorar a relação com os estudantes, democratizar os sistemas de poder na universidade, avançar na transparência e no próprio diálogo interno. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo

.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)