Jovens usam "rolezinhos" para protestar em shoppings de Brasília

Segurança foi reforçada nos centros de compra que optaram por abrir

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 25/01/2014 16:42

André Shalders , Almiro Marcos , Diego Abreu , Michelle Macedo /

Breno Fortes/CB/D.A Press

Cerca de 20 jovens estiveram na entrada do Shopping Iguatemi, no Lago Norte, em Brasília, para o "rolezinho", durante quase duas horas neste sábado (25/1). Eles ocuparam a parte externa do estabelecimento e colocam músicas no estilo funk. O local está totalmente fechado desde o início da manhã.

Quatro membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB/DF) foram orientados a irem ao Iguatemi acompanhar o movimento. "Se houver algum excesso dos manifestantes, vamos resguardar os direitos deles, caso sejam levados a delegacia. Queremos evitar o possível excesso das autoridades", disse Fermando de Oliveira, advogado e um dos participantes da comissão.

"Estamos aqui para falar que a cidade também é nossa e podemos dar rolé onde a gente quiser, ouvindo as músicas que a gente quiser. E não adianta vir com polícia ou fechar shopping. Nossa geração vai para a rua, vai a luta. Vamos continuar, temos força e somos capazes de deixar 'eles' com medo", explicou Luthi Laporta, 21 anos, estudante que esteve no Iguatemi. Palavras de ordem como "chega de apartheid! É rolezinho por toda a cidade" foram puxadas pelo grupo.

Depois de passarem pelo Iguatemi, eles prometeram seguir ao Brasília e Park Shopping. Às 17h, cerca de 15 pessoas do Black Blocs chegaram ao Brasília Shopping, na Asa Norte. Alguns usam máscaras do Lula e da presidente Dilma, outros seguram cartazes contra a Copa do Mundo. Eles disseram que não vão entrar no local, mas devem fazer uma passeata pela W3 Norte. Logo depois os rolezeiros do Iguatemi chegaram ao Brasília.

No Taguatinga Shopping, estão presentes cerca de 100 jovens do movimento Swag. Boa parte dos adolescentes que estavam do lado de fora entraram no shopping às 15h30 e foram retirados pelos seguranças. Alguns usando pijama, pantufa e carregando ursinho nas mãos. O look dos garotos é basicamente um boné e cabelo similar ao do cantor Justin Bieber.

A segurança no Shopping Pátio Brasil, na Asa Sul foi reforçada.
Tags:
Comentários O comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.