(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aniversário de São Paulo: programação cultural marca 460 anos

A agenda inclui shows descentralizados nas quatro regiões geográficas da cidade


postado em 25/01/2014 11:59

Para celebrar os 460 anos da capital paulista, comemorado neste sábado, uma vasta programação cultural foi organizada para todas as regiões da cidade. Uma das novidades dos festejos deste ano são as atividades voltadas para o público infantojuvenil. Os eventos começam às 9h, na Praça das Artes, região central, com o musical A Galinha Pintadinha. Ao longo do dia, no mesmo espaço, a criançada poderá se divertir com espetáculos de teatro, dança e circo. No final da tarde, às 17h, ocorrerá o show principal de aniversário, organizado pela prefeitura, com o cantor Paulinho da Viola, na Praça da República, também no centro.

A programação inclui shows descentralizados nas quatro regiões geográficas de São Paulo. A curadoria dos eventos foi formada por artistas residentes em cada área. Na zona norte, as apresentações ocorrem na Praça Campo de Bagatelle, em Santana. As atividades começam às 11h com o show do Núcleo Pavanelli. À tarde, artistas de punk-rock, como os grupos Esgoto e Juventude Maldita, animam o público. O encerramento será com os rappers Dexter e MV Bill.

O Parque do Carmo abrigará a programação da zona leste. Os artistas Flora Mattos, Lurdez da Luz, Rappin’ Hood tocam ao longo do dia. O encerramento, às 20h, será com o cantor de samba Jorge Aragão. Na zona oeste, os shows ocorrerão também amanhã (26). A partir das 14h de hoje, se apresentam Planta e Raiz, Eduardo Dussek, Mercenárias e a banda Cachorro Grande. No Largo da Piraporinha, na zona sul, ocorrerão shows da cantora Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do Programa The Voice Brasil, Samba da Laje, Rael e Emicida.

Amanhã (26), a partir das 14h, a Praça Cívica Ulisses Guimarães, na região central se transformará no Território do Funk. Menor do Chapa, MC Pet DaLeste, Mc Gui foram convidados pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial para promover um “pancadão”. A Praça Ramos de Azevedo, por sua vez, será transformada em um centro gastronômico, com grandes chefs da cozinha paulistana, que servirão pratos a preços acessíveis. Somente para essa atividade são esperadas mais de 100 mil pessoas.

Os órgãos culturais do governo estadual também preparam uma programação especial para o aniversário da cidade. O destaque é a retomada do Programa Cultura Livre SP em parques da cidade. Às 14h, no Parque Ecológico do Tietê, zona leste, ocorrerão shows com os rappers Kamau, Rashid e Max BO. Já o Parque Villa Lobos, na zona oeste, receberá as bandas Metá Metá, com participação de Mulheres Negras e Ná Ozzetti, além dos cantores Lucas Santtana e Jards Macalé.

O Parque Ibirapuera, que promoveu atividades comemorativas em todos os sábados e domingos de janeiro, encerra o Projeto SP 460 com programação esportiva e cultural das 9h às 19h. Aulas de alongamento, reiki, taewkondo, pilates, forró, canoagem estão entre as atividades para movimentar o corpo. Às 14h de hoje, uma banda formada por artistas e grupos conhecidos, como Anelis Assumpção, Joana Flor, Curumin, O Terno, homenageiam a cidade.

Paralelamente a essa programação, jovens que costumam convocar os “rolezinhos” para os shoppings, criaram um evento no Facebook para hoje, às 14h, no Ibirapuera. Com quase 2 mil pessoas confirmadas, a descrição destaca que não se trata de um protesto. “Diversão em primeiro lugar. É apenas um rolé entre amigos e colegas. Parem de falar que é protesto”, dizem.

A programação completa em comemoração ao aniversário de São Paulo pode ser conferida nos seguintes sites: Prefeitura Municipal de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Parque Ibirapuera.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)