17°/ 28°
Belo Horizonte,
18/ABR/2014
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dom Orani Tempesta defende rolezinhos se se diz preocupado com presos do MA Em Brasília, arcebispo do Rio diz que jovens têm direito de ir e vir, mas criticou violência e depredação nos shoppings

Agência Estado

Publicação: 23/01/2014 08:12 Atualização: 23/01/2014 08:28

Novo cardeal se diz preocupado com crise carcerária no Maranhão (Ueslei Marcelino/Reuters )
Novo cardeal se diz preocupado com crise carcerária no Maranhão

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, recém-escolhido cardeal pelo papa Francisco, defendeu ontem a necessidade de promoção da dignidade humana para jovens que aderiram ao novo fenômeno social: os rolezinhos em shoppings. “Acho que devemos promover as pessoas para que todos possam ter aquilo que é a dignidade humana e também ter uma qualidade de vida melhor”, disse dom Orani no Palácio do Planalto, depois de audiência com a presidente Dilma Rousseff (PT). Para dom Orani, há duas questões que devem ser avaliadas nos rolezinhos: o direito das pessoas em buscar os mesmos bens e de frequentar determinados lugares que os demais; e a violência desencadeada pela manipulação desses movimentos.

O arcebispo destacou ainda a necessidade dos jovens de “querer fazer parte” e frequentar os shoppings. “O que não podemos aprovar é quando se descamba numa violência, em depredação, tudo mais. São dois lados da questão, mas essa preocupação de promover a pessoa, de ajudá-la a viver melhor, com dignidade, deve ser constante”, reforçou. O sacerdote reproduziu a preocupação dos bispos do Maranhão com a crise no sistema carcerário do estado. Ontem, agentes penitenciários aprovaram uma paralisação de 24 horas no dia 28, e foi encontrado mais um preso morto, desta vez em Santa Inês, a 230 quilômetros de São Luís. “Acho que essa é uma questão mal resolvida em nosso país, por mais que tenhamos novos presídios, novas tentativas, ainda não conseguimos fazer com que as pessoas sejam reeducadas, tenham uma maneira de convivência e possam voltar à sociedade. Infelizmente é algo ainda a ser feito”, comentou.

Perguntado sobre a discussão da temática religiosa em ano eleitoral, dom Orani afirmou que a Igreja Católica procura esclarecer as pessoas sobre costumes e política para orientá-las a votar de forma consciente. Sobre a liberação do aborto, tema abordado nas eleições de 2010, o novo cardeal lembrou que Dilma não se comprometeu em levar o assunto a discussão. Dom Orani foi a Brasília convidar a presidente para participar do Consistório em 22 de fevereiro, no Vaticano, quando ele será apresentado como novo cardeal. Durante o encontro de ontem, eles falaram sobre a importância da ampliação de parcerias sociais com a Igreja. A expectativa é que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, vá ao Consistório.

Dom Orani disse que não discutiu a dívida deixada pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas que Dilma demonstrou entusiasmo ao falar do evento. Dentro do Planalto, a realização da JMJ foi considerada um sucesso, servindo para reaproximar a presidente Dilma Rousseff da Igreja Católica em um momento crucial do governo, que se via confrontado com protestos nas ruas, tensões na base aliada e pessimismo na economia.

Áreas de lazer A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) confirmou ontem que terá uma reunião com ministros em Brasília, na semana que vem, para tratar dos rolezinhos. De acordo com o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o encontro terá a participação de Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, e de Marta Suplicy, ministra da Cultura. "Se o governo federal sugerir que todos os estados disponibilizem áreas de lazer, como será feito em São Paulo, as expectativas desses jovens serão atendidas", afirmou.
Tags:

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: alvaro mello
saBE NADA | Denuncie |

Autor: sebastião costa
Leva os rolezianos para sua casa. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.