18°/ 30°
Belo Horizonte,
23/ABR/2014
  • (3) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

PF desarticula quadrilha responsável por desviar R$ 75 milhões da Mega-Sena Polícia e MPF cumprem mandatos de busca. Suplente de deputado do Maranhão pode estar envolvido

Estado de Minas

Publicação: 18/01/2014 13:10 Atualização: 18/01/2014 12:50

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, desencadeou na manhã deste sábado a operação Éskhara, para desarticular uma organização criminosa responsável por uma fraude milionária no pagamento de prêmio da Mega-Sena. Cinco mandados de prisão preventiva, 10 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de condução coercitiva estão sendo cumpridos nos estados de Goiás, Maranhão e São Paulo.

Os crimininosos abriram uma conta corrente na agência da Caixa no município de Tocantinópolis/TO, em nome de uma pessoa fictícia, para receber um falso prêmio da Mega-Sena, no valor aproximado de R$ 73 milhões. Em seguida, o dinheiro creditado foi transferido para diversas contas.

Um dos envolvidos é o suplente de deputado federal Ernesto Vieira Carvalho Neto, que disputou a vaga em 2010 pelo PMDB do Maranhão na chapa da governadora Roseana Sarney (PMDB). Segundo os investigadores, ele teria comprado um avião com o dinheiro desviado da CEF e teria a intenção de usá-lo numa fuga. Além do suplente, que ainda não foi localizado, a polícia saiu em busca do gerente geral da agência de Tocantinópolis, que foi preso nesta manhã. Segundo a Caixa, a fraude foi a maior da história da instituição.

Desde o início da operação, a PF já recuperou aproximadamente 70% do dinheiro desviado. Participam da operação 65 policiais federais dos estados do Tocantins, Goiás, Maranhão e São Paulo.


Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato , receptação majorada, formação de quadrilha e da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro), cujas penas somadas, caso condenados, podem chegar a 29 anos de reclusão.

A Polícia Federal continuará com as investigações, já que trabalha com a possibilidade de existirem outros fraudadores.

 

Com informações da Agência Estado

Tags:

Esta matéria tem: (3) comentários

Autor: Lea Campos
Todos serao presos e condenados, o amigo da governadora lagosteira,(Ernesto Vieira Carvalho Neto) se for preso sera liberado para trabalhar na CEF na capital maranhense.Peixe graudo nunca e pescado, so piabinhas.Nao entendo pq perdem tempo condenando, se serao liberados p/ trabalhar fora da prisao. | Denuncie |

Autor: Eduardo Gomes
Não entendi o esquema. Mas deu para perceber que fraudar a mega sena é igual assaltar o banco central. | Denuncie |

Autor: sebastião costa
Alguém ainda acredita em prêmio da mega sena? Ela sempre acumula; quando sai, é para ganhador ficticio (politico.) Até a quina, com 80 dezenas, sai. E por que a mega com 60, não? | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.