13°/ 22°
Belo Horizonte,
25/JUL/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Temperatura sobe e aciona sistema de combate a incêndio em shopping do Rio Nesta sexta-feira, sensação térmica na capital fluminense foi de 50ºC

Agência Brasil

Publicação: 03/01/2014 17:46 Atualização: 03/01/2014 17:58

Moradores do Rio de Janeiro e turistas que visitam a cidade estão sofrendo com o calor. Nesta sexta-feira, por volta das 14h, a temperatura atingiu 39,5 graus Celsius (°C) em Xerém, na Baixada Fluminense, mas a sensação térmica alcançou os 50°C. “No momento deste pico de temperatura a umidade relativa do ar estava 68% e tivemos uma sensação térmica maior”, explicou à Agência Brasil, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marlene Leal.

As praias estão cheias e até quem foi ao Shopping Leblon, na zona sul do Rio, sofreu com a temperatura. Por causa do forte calor, o sistema de sprinklers, localizado no teto de vidro do shopping, foi acionado automaticamente. Segundo a assessoria do shopping houve um pequeno escoamento de água durante dois minutos. “A situação foi contornada em dez minutos. O aparelho utilizado para prevenção de incêndio é acionado automaticamente em caso de altas temperaturas”, explicou a assessoria do centro de compras.

A meteorologista informou que há uma massa de ar quente e seco predominando no país, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste; parte das regiões Norte e Centro-Oeste; e em uma área da Região Sul. Segundo Marlene Leal, a temperatura deve permanecer elevada no fim de semana.

Para a meteorologista da Clima Tempo, Aline Tochio, a temperatura elevada é comum nesta época do ano, e desde o início da semana havia a previsão de que podia chegar aos 40 °C no Rio. “No fim de semana haverá um pequeno alívio, mas na segunda-feira [a temperatura] volta a entrar em elevação. Na quinta-feira da semana a gente deve ter de novo a temperatura batendo nos 40 °C”, estimou.

A meteorologista disse que no ano passado o recorde de temperatura também foi nesta época do ano. “Foi no dia 8 de janeiro e deu 40,9 °C no termômetro oficial do Inmet. Foi o recorde de 2013”, revelou.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.