19°/ 29°
Belo Horizonte,
20/ABR/2014
  • (3) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Oposição vê asilo a Snowden como 'questão delicada' Ex-funcionário do serviço de inteligência americano ofereceu ajuda ao governo brasileiro em troca do asilo

Agência Estado

Publicação: 17/12/2013 15:19 Atualização:

Para a oposição, a concessão de asilo político ao ex-técnico da CIA Edward Snowden pode prejudicar as relações comerciais do País com os Estados Unidos e, por essa razão, tem de ser decidida sem qualquer emoção. O ex-funcionário do serviço de inteligência americano estaria disposto a ajudar o governo brasileiro nas investigações de abusos cometidos pelo esquema de espionagem no Brasil, em troca do asilo, conforme carta divulgada nesta terça-feira.

O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), afirmou nesta terça-feira que essa é uma questão a ser tratada sem irracionalidade e mensurando o interesse do Brasil em esclarecer os fatos e ao mesmo tempo a conjuntura das relações do País com os norte-americanos, um dos principais parceiros econômicos.

"Essa matéria deve ser motivo de reflexão racional e não emocional", afirmou. "Nós não temos razão para aprofundar divergências que possam causar ao Brasil, como nação econômica, mais prejuízos", afirmou o presidente do DEM.

Para o vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), o pedido é uma "questão delicada" e tem de ser muito bem ponderada pelo governo. Segundo ele, a concessão do asilo a Snowden vai significar um afastamento do Brasil, no plano comercial, com os Estados Unidos. O tucano disse que, até o momento, não há comprovação dos crimes de espionagem citados em documentos vazados pelo ex-funcionário da CIA e divulgados em reportagens da imprensa.

"O governo não agiu como se crime tivesse ocorrido. A reação não foi proporcional à existência de crimes", avaliou. Alvaro Dias classificou como "tímida" a reação do governo diante das suspeitas de espionagem, mesmo com a desistência da presidente Dilma Rousseff de participar de uma visita de Estado aos Estados Unidos e a condenação feita por ela, na Organização das Nações Unidas (ONU), à prática de espionagem.
Tags:

Esta matéria tem: (3) comentários

Autor: Henrique Sampaio
Oposição no Brasil abrindo a boca é pior que o Governo, pelo menos na esfera Federal. | Denuncie |

Autor: Joaquim Souza
Olá assalariados como eu. Esse cara está maluco de cola Tenaz. Se vier vai ser morto pela CIA porque o Brasil é quintal dos EUA e não tem como garantir a segurança dele. Já com a Rússia é diferente, pois para entrar lá é outra coisa e o buraco é mais embaixo. | Denuncie |

Autor: mauro mattos
Estão fazendo o Brasil o país dos aPaTridas. Um país comandado por corrPTos. Breve será conhecido não como Brasil, mas o País dos Torpes. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.