18°/ 28°
Belo Horizonte,
24/ABR/2014
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Brasileira se abriga em Embaixada para não perder filha

Agência Estado

Publicação: 04/12/2013 19:49 Atualização:

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou nesta quarta-feira, que a brasileira Vitória Alves Jesumary, de 37 anos, e a filha dela Sofia, de 3, estão desde o dia 28 abrigadas na Embaixada do Brasil na Noruega, em Oslo, para evitar que o governo do país retire da mãe a guarda da menina. Vitória, que vive na Noruega há três anos, procurou a Embaixada do Brasil depois que o serviço de proteção à criança do país emitiu uma ordem para retirar Sofia dos pais.

A brasileira era casada com um chileno que também possui nacionalidade norueguesa. Depois de se separar, os pais brigavam na Justiça pela guarda da filha, o que impediu a volta delas ao Brasil. No entanto, o pai da menina, depois de ficar doente, teria concordado em entregar a guarda para Vitória. No entanto, alegando que o processo afetava a vida de Sofia, que tem nacionalidade norueguesa e brasileira, o serviço de proteção à criança teria decidido tirá-la dos pais e deixá-la para adoção.

Vitória estaria na embaixada para pedir auxílio quando foi informada da decisão pelo próprio pai de Sofia, que a levou para encontrar a mãe. As duas estão sob a guarda da representação diplomática brasileira. De acordo com o Itamaraty, já há negociações com o governo norueguês para encontrar uma solução para o caso. Vitória e Sofia ficarão na embaixada, que é considerada território brasileiro, até que a Noruega suspenda a decisão de retirar a menina da mãe, mesmo não havendo ordem de prisão contra a mãe. Vitória pretende voltar para o Brasil com a filha.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.