(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto reúne 500 policiais em Brasília


postado em 04/12/2013 10:58

Uma manifestação na Esplanada dos Ministérios reúne cerca de 500 agentes de segurança pública do Distrito Federal, segundo estimativa da Polícia Militar. Policias federais, civis, militares e rodoviários, além de bombeiros, pedem a desmilitarização dos órgãos de segurança. Os participantes do protesto defendem ainda o ciclo completo de polícia e a carreira única.


Os manifestantes bloqueiam três das seis faixas em frente à Esplanada dos Ministérios. Segundo os sindicatos, a expectativa é que cerca de 15 mil policiais de unam ao protesto.

A concentração ocorre em frente ao Museu da República. A passeata pretende sair às 10h30 e passar pelo Congresso Nacional Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Buriti. Durante a passagem pelo STF os manifestantes querem protocolar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a Lei nº 12.830/13 em vigor desde 21 de junho, que amplia a autonomia dos delegados de polícia.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que têm ciclo incompleto de polícia, que divide as atribuições judiciais para os policiais civis e a função ostensiva para a polícia militar. Nessas condições, ambas atuam de forma isolada tendo como único contato o momento da apresentação dos presos em flagrante nas delegacias. Críticos do sistema, porém, alegam que a concentração de poder pode ser prejudicial à sociedade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)