(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grupo de 50 mascarados participa de Parada Gay no Rio


postado em 13/10/2013 17:43 / atualizado em 13/10/2013 18:42

(foto: AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON )
(foto: AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON )

Um grupo de 50 mascarados participa da Parada Gay na orla de Copacabana, no Rio. Eles intitulam-se Pink Bloc. "Somos um grupo de amor livre. Nos inspiramos nos Black Bloc. Não há conflito com eles. É um grupo de apoio, respaldo e um certo respeito pelo que eles têm feito", afirmou o designer Guilherme Altmeyer, com o rosto coberto com uma camiseta rosa.
Veja a galeria de fotos da manifestação
Os pink bloc, que estão concentrados na parte final da parada, lançam purpurinas cor-de-rosa no público. Próximo a eles, caminha o deputado federal Jean Willys (Psol-RJ), que carrega um cartaz em apoio à greve dos professores. "Esse é um dia de festa, mas também de mobilização. Durante o ano todo, nossos direitos são desrespeitados. Declinei do convite de vir num carro porque acho importante politizar a parada", afirmou.

Cerca de 1 milhão de pessoas eram esperadas pela organização do evento. A primeira parada oficial no Rio de Janeiro ocorreu em 1995, durante encontro internacional de gays e lésbicas. Dois anos antes, em 1993, cerca de 20 pessoas haviam se reunido em um ato que seria o embrião da Parada LGBT.

Segundo o presidente da organização não governamental Arco-Íris, Júlio Moreira, um dos organizadores da passeata “as paradas contribuíram para a visibilidade da comunidade que, até então, vivia dentro do armário. Em 1995, tivemos uma parada com 1.200 participantes. Hoje, você tem manifestações no Rio e em São Paulo, uns dos maiores eventos comunitários do Brasil”, disse Moreira.
A atriz Leandra Leal foi uma das famosas que participou do evento(foto: André Muzell / AgNews)
A atriz Leandra Leal foi uma das famosas que participou do evento (foto: André Muzell / AgNews)




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)