(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Uso de máscaras em protestos é liberado em Recife

Mudança expressa adoção de recomendação do Ministério Público de Pernambuco


postado em 18/09/2013 08:03

O 9° Ato pelo Passe Livre e Contra a Repressão Policial de Eduardo Campos, marcado para as 13h desta quarta-feira (18) em Recife, nem aconteceu, mas já obteve conquistas. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco garantiu que não haverá proibição do uso de máscaras ou de rosto coberto no evento, como vinha sendo defendido até então pelo secretário Wilson Damázio.


O coronel João Neto, diretor de Polícia Metropolitana, foi designado para justificar o novo discurso da polícia. "A PM não quer que os manifestantes pratiquem a violência, mesmo sem o rosto coberto. Se estiverem pacíficos, não vamos impedir as máscaras", anunciou.

A decisão também atende à recomendação 003/2013, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), publicada no Diário Oficial da instituição na última quinta-feira (12) e que orienta sobre a atuação das polícias durante as manifestações. Apesar da retirada da proibição, as abordagens não foram suspensas. De acordo com o oficial, as pessoas que estiverem na manifestação com bolsas, sacolas ou aparentemente conduzindo algo suspeito serão revistadas.

"Não queremos que se repita o que aconteceu no penúltimo protesto, com a queima de ônibus e destruição de bicicletas. Nem mesmo a sociedade quer. Quanto à máscara, pediremos a identificação e depois poderão colocar de volta. Podem sair de máscara e rosto coberto, desde que estejam pacíficos. Existem momentos que a polícia vai ter que usar a força de maneira proporcional para que as coisas funcionem", destacou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)