(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fórum vai discutir principais entraves para a agropecuária no Rio

Serão realizados encontros semestrais no intuito de avaliar as demandas específicas de cada região


postado em 13/09/2013 17:20

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras do estado (OCB-RJ), o Fórum Permanente do Ramo Agropecuário do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é estreitar as relações com os produtores rurais e discutir os anseios e as necessidades do setor, visando equacionar os entraves e valorizar a atividade produtiva local.

Segundo o superintendente do ministério no Rio de Janeiro, Bernardo Ariston, o fórum tratou, no primeiro dia de trabalho, da organização e gestão das cooperativas de produtores, com destaque para o segmento leiteiro, que reúne a maioria dos cooperados e representa um importante ramo econômico no estado.

Bernardo Ariston avaliou que as questões da gestão e de financiamento ainda são o principal entrave ao desenvolvimento do cooperativismo agropecuário fluminense.

Ficou decidido que serão feitos encontros regionais, com pauta prévia, para tratar no fórum permanente. A superintendência do ministério pretende também promover uma reunião a cada semestre, visando a equacionar as demandas regionais.

A partir de agora, será definida a ordem das regiões onde serão promovidos os encontros. “Depois, vamos propor que os produtores locais, por meio das secretarias municipais de Agricultura, tirem os temas de suas reuniões. É aquela velha história: cada um sabe onde o sapato aperta”, disse Ariston.

As conclusões serão encaminhadas ao fórum permanente e servirão de base para um documento que será levado ao ministério, em Brasília.

Foi inaugurada também hoje, na Superintendência do Ministério da Agricultura no Rio, a Sala do Produtor, que funcionará como um espaço de apoio aos agricultores fluminenses, ligados ou não a cooperativas. A ideia é promover a troca de conhecimentos e informações entre os produtores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)