(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Revólver calibre 38 é o mais usado em roubos, revela estudo


postado em 19/08/2013 14:25 / atualizado em 19/08/2013 15:04

Revólver, calibre 38, da Taurus. Esse é o perfil da arma mais achada com criminosos na cidade de São Paulo, revela o estudo Armas do Crime elaborado pelo Instituto Sou da Paz. A maioria das armas apreendidas pela polícia (45,3%) foi usada em roubos e, entre os presos com elas, 6,4% já haviam matado.

A pesquisa foi feita com dados de casos de prisão em flagrante, entre abril e junho de 2011, fornecidos pelo Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo). A amostra usada foi composta por 466 armas.

Mais baratos e fáceis de usar, os revólveres correspondem a 65% das apreensões - a Taurus responde por 56,2% das apreensões. A conclusão dos pesquisadores é que esse é um tipo de arma que é comprada pelo cidadão comum, empresas de segurança e guardas-civis, mas acabam roubadas ou desviadas para o mundo do crime. “As pessoas falam que criminoso não compra arma na loja, mas a arma comprada na loja acaba na mão dos criminosos”, diz o coordenador do Sou da Paz, Bruno Langeani.

Mesmo grupos treinados e com o porte garantido por lei - como policiais, juízes e promotores - podem ter suas armas desviadas e usadas por criminosos. É o que mostra o fato de 4,1% do armamento apreendido ter calibre .40 - de uso restrito a esses grupos. “Há discussão de várias categorias, como agentes penitenciários, que querem o porte. Esse dado mostra que é importe restringir os grupos com esse direito, porque muitas vezes os criminosos vão atrás deles para roubar as armas”, afirma Langeani.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)