(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ITAMARATY PROTESTA

Namorado brasileiro de jornalista que revelou espionagem por meio de Snowden é detido em Londres


postado em 18/08/2013 18:19 / atualizado em 18/08/2013 19:57

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, divulgou nota hoje em que classifica como "medida injustificável" a retenção de um brasileiro no aeroporto de Heathrow, em Londres, por 9 horas, período em que ficou incomunicável. Segundo o documento, o governo brasileiro manifesta "grave preocupação" em relação ao episódio, ocorrido neste domingo.

A ação, de acordo com o Itamaraty, foi baseada na legislação britânica de combate ao terrorismo e envolveu uma pessoa "contra quem não pesam quaisquer acusações que possam legitimar o uso de referida legislação."

O brasileiro foi identificado como David Miranda,  namorado de Glenn Greenwald - jornalista norte-americano que revelou a estratégia de espionagem cibernética do governo dos Estados Unidos, feito por Edward Snowden contra a Agência de Segurança Nacional (NSA). Miranda foi detido neste domingo quando voltava de Berlim para a cidade do Rio de Janeiro, onde mora.

"O governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam", diz a nota que não informa a identidade do brasileiro retido.

Também por suspeitas de ligação com terrorismo, policiais de Londres mataram, em 2005, o mineiro Jean Charles de Menezes, de 27 anos. Ele foi confundido com um suspeito terrorista em um trem do metrô da capital britânica. A morte de Jean Charles ocorreu depois de uma série de atentados ao sistema de transporte público de Londres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)