(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em missa, papa ignora presença de Dilma e Cristina

Francisco não fez referencia às líderes durante a Missa do Envio


postado em 28/07/2013 18:13 / atualizado em 29/07/2013 10:15

Papa não citou presenças políticas durante a missa, mas cumprimentou autoridades após a celebração(foto: REUTERS/Roberto Stuckert )
Papa não citou presenças políticas durante a missa, mas cumprimentou autoridades após a celebração (foto: REUTERS/Roberto Stuckert )

A presidente Dilma Rousseff e sua colega argentina Cristina Kirchner foram ignoradas pelo papa Francisco, na manhã deste domingo, durante a Missa do Envio, ponto alto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Copacabana. Na homilia e nos comentários finais da cerimônia, o papa fez referências apenas a representantes da Igreja Católica que organizaram o evento.

 Veja a galeria de fotos da missa do Envio da JMJ

 Veja a galeria de fotos dos fiéis em Copacabana

Dilma e Cristina assistiram à missa na primeira fileira de cadeiras reservadas a chefes de Estado. Também estavam presentes na cerimônia os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Suriname, Dési Bouterse, além do vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, que aceitaram convite do Itamaraty.

 

Dilma e Cristina só não passaram despercebidas pela multidão que lotou a praia porque, num rápido momento antes de o papa subir ao altar, os telões as mostraram com chapéus e óculos escuros, aparentemente numa situação de desconforto diante do sol. A presidente argentina, com seu tradicional vestido preto de luto, chegou a oferecer a Dilma um espaço embaixo de uma sombrinha escura.

 Após a cerimônia, Dilma, Cristina e outros chefes de Estado presentes na missa foram levados para uma sala VIP construída embaixo do altar. Quinze minutos depois, o papa apareceu. Francisco permaneceu apenas sete minutos na sala. Foi o tempo em que agradeceu a Dilma pela realização do evento e cumprimentou os demais presidentes e oito ministros da comitiva brasileira.

 No rápido encontro com Francisco, Dilma se limitou a comentar que a missa tinha sido "muito bonita". Depois que o papa deixou a sala a presidente ainda foi cumprimentada por Cristina, Evo, Bouterse e Astori. De Copacabana, Dilma pegou um helicóptero da Força Aérea Brasileira para o Aeroporto Santos Dumont, de onde embarcou para Brasília no início da tarde. "A presidente Dilma foi apenas uma fiel", comentou um assessor do Planalto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)