(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diagnóstico já é feito pela internet


postado em 02/06/2013 07:37 / atualizado em 02/06/2013 10:43

Quarta-feira, 12h19. Mulher de 48 anos chega à emergência do Hospital Municipal do M'Boi Mirim, zona sul da capital. Os sintomas apontam para um acidente vascular cerebral (AVC). Após exames e procedimentos de urgência, a paciente recebe uma segunda avaliação. A consulta é online. A 17,5 km de distância, o neurologista Agnaldo da Costa confirma o diagnóstico e orienta o tratamento. Tendência mundial para acelerar atendimento e usar melhor os recursos, a telemedicina já é realidade em São Paulo.

A conferência, presenciada pelo Estado na semana passada, ocorreu em uma sala de plantão do Albert Einstein, no Morumbi, também zona sul. O hospital mantém convênio com o Ministério da Saúde para dar suporte a outros de menor complexidade. Além da unidade do M'Boi Mirim, que é administrada pelo Albert Einstein por meio de uma organização social, participam do programa centros de Manaus, João Pessoa e Brasília de Minas (MG). Outros oito candidatos serão avaliados (leia ao lado).

A comunicação não exige tecnologia sofisticada. Para que duas equipes médicas entrem em contato, bastam dois computadores com câmeras de alta resolução, microfone e softwares específicos, além de acesso à internet sem fio. Pelo canal, médicos emergencistas e especialistas discutem procedimentos e exames, indicam medicação e cirurgias e até fecham diagnóstico de morte encefálica.

"Pela câmera, nosso colega de São Paulo pode ver o paciente e conversar com ele. Pode ainda acompanhar uma ronda médica pela UTI, já que o sistema funciona em um carrinho portátil. Para quem está distante, como nós, essa é uma chance de integração", diz Alexandre Bichara da Cunha, diretor do Hospital Doutor Platão Araújo, na periferia de Manaus.

Com investimento de R$ 14 milhões, o programa funciona 24 horas, todos os dias da semana. No plantão do Einstein, 280 casos foram atendidos nos últimos 12 meses. O balanço mostra que a opinião de um neurologista é a que tem maior demanda. O déficit explica a procura - segundo censo médico, há apenas 3,2 mil neurologistas no Brasil e a grande maioria está concentrada no Sudeste.

A tecnologia que permite consultas a distância já permite a realização de exames e até avaliações clínicas corriqueiras, como a ausculta cardíaca. Por meio de um software, as batidas do coração podem ser "compartilhadas" pela rede. E tudo pode ser visualizado no tablet ou smartphone com Wi-Fi.

Presidente da Hospitalar - principal feira do setor -, Waleska Santos, diz que o mercado cresce vertiginosamente. "A telemedicina, que hoje é usada para ajudar na confecção de laudos de exames, ainda será a principal arma para aprimorar e humanizar o homecare e reduzir as idas ao hospital", avalia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)