(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espaço Niemeyer em Brasília está abandonado


postado em 29/04/2013 15:23

Documentos originais do arquiteto ficam em arquivos plásticos sem qualquer conservação nem ventilação: material deteriorado(foto: Janine Moraes/CB/D.A Press)
Documentos originais do arquiteto ficam em arquivos plásticos sem qualquer conservação nem ventilação: material deteriorado (foto: Janine Moraes/CB/D.A Press)

Desde a última semana, a sede do Partido Comunista em Paris — prédio projetado por Oscar Niemeyer — abriga a maior mostra sobre a vida e a obra do arquiteto já feita fora do Brasil e a primeira após a morte do artista. O trabalho do mestre, no entanto, não recebe os devidos reconhecimento e cuidado em Brasília, cidade que ajudou a projetá-lo internacionalmente.

Desativado há um ano, o Espaço Oscar Niemeyer está entregue a infiltrações, fungos e descaso. O local abriga maquetes, desenhos e documentos originais, utilizados por colaboradores do arquiteto em Brasília. Tudo guardado em arquivos de plástico, empilhados em uma sala pequena.

Parte do carpete está descolado, e o ambiente, sujo: o ar está impregado de fungos que proliferam em uma infiltração. O banheiro público nos fundos fica sempre aberto e é usado por moradores de rua como dormitório.

O Espaço conta com vigias durante o horário comercial e fica desprotegido à noite. Os visitantes que aparecem à procura dos projetos do mestre acabam voltando sem ver nada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)