Médicos fazem mutirão de cirurgia para eliminar fila de espera no Acre

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 23/04/2013 14:51

Agência Brasil

Um mutirão de cirurgias de quadril, promovido pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, tenta acabar com a fila de espera para este tipo de procedimento no Acre. As cirurgias estão sendo feitas em Rio Branco, e seguem até a próxima sexta-feira (26).

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, 30 pacientes precisam da cirurgia, conhecida como artroplastia primária (colocação de prótese no quadril), em razão de doenças como artrose e artrite.

O mutirão faz parte do Projeto Suporte, que prevê o envio de profissionais especializados para realizar intervenções cirúrgicas em locais com baixa oferta de serviços na área de traumatologia e ortopedia.

Na parceria, as secretarias de saúde disponibilizam a estrutura hospitalar e o instituto fornece o material necessário para as cirurgias, como insumos, implantes e próteses. O tratamento e a recuperação dos pacientes são acompanhados por médicos da própria região.

Em maio, está prevista a realização do mesmo mutirão no estado de Rondônia, onde deverão ser atendidos 40 pacientes, que necessitam de diferentes cirurgias de joelho.

No mesmo mês, dois médicos farão avaliação clínica de pacientes residentes em Manaus (AM) para programar mais um mutirão de cirurgias de quadril, previsto para acontecer em junho.
Comentários O comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.