15°/ 21°
Belo Horizonte,
25/MAI/2013
  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Amorim discute segurança do papa em Jornada no Rio

Agência Estado

Publicação: 13/03/2013 19:43 Atualização:

O ministro da Defesa, Celso Amorim, reuniu-se nesta quarta-feira com representantes do Comando Militar do Leste e da 1ª Divisão de Exército na Escola Superior de Guerra, na Urca, zona sul do Rio, para discutir a atuação das Forças Armadas durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho, quando o papa virá ao Brasil. "Cerca de 8.500 pessoas ligadas às Forças Armadas estarão trabalhando no evento, e vão se somar às 4.000 ou 5.000 dos demais órgãos, como Polícia Federal, polícias do Estado e bombeiros", afirmou Amorim.

Para o ministro, o fato de o novo papa ter nascido em um país vizinho vai aumentar o número de visitantes para o evento (hoje estimado em 2,5 milhões de pessoas, segundo Amorim), mas isso não vai mudar significativamente o plano de segurança. "É previsível que o número de visitantes aumente, incluindo não só argentinos, mas outros sul-americanos que talvez não viessem se o papa tivesse outra nacionalidade. Mas nosso planejamento já cobre tudo que seria necessário", afirmou. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito o 266º papa da história da Igreja Católica no conclave encerrado nesta quarta-feira no Vaticano.

A principal responsabilidade das Forças Armadas será durante os eventos em Guaratiba, na zona oeste (antes o papa estará em Copacabana, na zona sul). "Ali as Forças Armadas não apenas estarão presentes como vão coordenar as demais forças de segurança. Será uma responsabilidade primária, como na Rio+20", afirmou Amorim. Ele estima que a vigília e a missa promovidas em Guaratiba vão reunir 1,5 milhão de fiéis.
Tags: celular

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: elias amorim santos
Amorim, aproveita e pede ao PAPA que ele peça a DEUS segurança para o BRASIL? | Denuncie |

Autor: Geraldo Geraldo
Segurança, somente por quê o Papa estará presente... E nos demais dias (antes e depois desta 'visita), excelentíssimo Ministro, o que o sr. irá fazer? Mãos à obra! Saia da situação cômoda de somente fazer algo quando uma 'autoridade' estiver presente. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.