(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casas noturnas agem antes da fiscalização


postado em 31/01/2013 07:00 / atualizado em 31/01/2013 08:26

Pelo menos duas casas noturnas de Belo Horizonte foram mais rápidas que a anunciada fiscalização da PBH e estão temporariamente de portas fechadas. Coincidência ou não, os dois espaços, localizados na Região Centro-Sul, decidiram adiantar reformas depois que a tragédia na Boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, chocou o país.


O Jack Rock Bar, na Avenida do Contorno, Bairro Funcionários, ficará fechado para ampliação pelos próximos quatro meses. Em nota, os proprietários afirmaram que a reforma está programada desde o fim de 2012 e que iria começar no carnaval, mas foi antecipada. Apesar de lamentar o incêndio que causou mais de 230 mortes no Rio Grande do Sul, a nota não esclarece se a mudança na data da remodelação tem relação com o episódio. Ainda de acordo com o texto, a reforma já tem projeto aprovado pela prefeitura e terá início imediatamente. Os proprietários não revelaram se a casa tinha algum tipo de irregularidade a ser corrigida.

Na região da Savassi, a Velvet começou a semana fechada para adequação de itens de segurança. Por telefone, um dos sócios do clube noturno, Aniston de Oliveira, afirmou que o local está com alvará e auto de vistoria do Corpo de Bombeiros aprovados, apesar das correções a serem concluídas. Segundo ele, a Velvet passou por uma vistoria dos Bombeiros no fim de 2012, na qual foi constatada a necessidade de modificar o sentido das portas de emergência e de instalação de corrimãos, que começou ainda em 2012, além de luzes de emergência.

O empresário confirma que a tragédia de Santa Maria foi um motivador para acelerar a correção nas saídas, que abriam no sentido contrário ao exigido. Ainda ontem o clube noturno passou o dia sem as portas de emergência, que obrigatoriamente devem abrir para fora. A previsão é de que o local volte a funcionar hoje.

 

Alerta se alastra
Tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria (RS) determinou providências em vários estados e até na Nicarágua. Em todo o Brasil, cerca de 80 estabelecimentos foram interditados. Confira algumas das principais ofensivas de fiscalização:

 

» São Paulo
Na capital, o prefeito Fernando Haddad (PT) determinou a revisão do decreto sobre normas de segurança para casas noturnas e ambientes para eventos com grandes públicos. Também será traçado um roteiro de fiscalização dos estabelecimentos. Por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi deflagrada ontem fiscalização em todas as boates no estado. Em Araraquara, a Câmara Municipal aprovou projeto proibindo o uso de fogos e similares em casas noturnas, teatros, auditórios, clubes e outros locais públicos fechados.

» Santa Catarina
O Ministério Público divulgou lista das casas noturnas cadastradas pelo Corpo de Bombeiros na capital, Florianópolis, com notas que representam o nível de problema de cada estabelecimento. Todos começaram a ser fiscalizados ontem.

» Amazonas
Na capital, Manaus, bares, boates e casas noturnas foram alvo de inspeção do Corpo de Bombeiros para verificar equipamentos e medidas de prevenção de incêndio. A fiscalização começou na segunda, dia seguinte à tragédia da Boate Kiss. Já foram interditados 19 estabelecimentos.

» Pernambuco
Em Olinda, casarões antigos que viram casas de baile durante o carnaval começaram a ser vistoriados por técnicos da prefeitura. O foco da inspeção são condições de segurança e prevenção de incêndio.

» Paraíba
Um estabelecimento no Bairro de Jaguaribe, na capital, foi interditado no primeiro dia de reforço na fiscalização de casas noturnas, iniciado anteontem. O Corpo de Bombeiros aumentou a fiscalização na Região Metropolitana de João Pessoa.

» Piauí
A Prefeitura de Teresina, vai lançar edital nesta semana convocando 22 casas de shows da capital classificadas como de alto risco para apresentarem alvarás de funcionamento e licenças ambientais, de vigilância e do Corpo de Bombeiros.
» Rio Grande do Norte
Por determinação do governo do estado, os Bombeiros começaram um pente-fino em todas as casas noturnas, para verificar as condições de funcionamento, principalmente em relação às medidas de proteção contra incêndio.

» Bahia
A Prefeitura de Ilhéus, no interior do estado, suspendeu o alvará de todas as casas noturnas até que seja verificada a situação de cada uma delas.

» Pará
Na capital, Belém, bombeiros (foto) começaram a fiscalizar aspectos de segurança nas boates e casas noturnas.

» Nicarágua
O presidente Daniel Ortega proibiu anteontem, por decreto, qualquer tipo de espetáculo pirotécnico em ambientes fechados. A Polícia Nacional foi incumbida de fiscalizar a determinação, divulgada após o incêndio na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, aparentemente causado pelo show de fogos da banda que se apresentava no palco. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)