(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de assentamento em Goiás esperam regularização da área pelo Incra

Ladrões agem na comunidade de Simolândia quando os homens saem para trabalhar. População reclama de abandono por parte do governo


postado em 21/01/2013 09:27

Nos rincões do Brasil que ninguém vê, a falta de acesso a serviços públicos é uma mazela que afeta homens e mulheres, adultos e crianças. Não importa o credo ou a cor. São todos vítimas do abandono do Estado. “A gente ouve o povo dizer que a escravidão acabou. Mas somos escravos desta vida sofrida", desabafa o piauiense Geraldo Ferreira de Sousa, um lavrador de 44 anos que há nove vive sob a pior das condições sociais, em um assentamento rural distante cerca de 250 quilômetros da capital da República.

Todos os dias, os dois filhos de Geraldo, uma garota de 18 anos e um rapaz de 15, acordam às 5h da manhã e caminham três quilômetros até chegar à parada de ônibus e pegar a condução para a escola. No barraco de pouco mais de 10 metros quadrados em que vive a família do lavrador, não há água encanada nem energia elétrica. Sem muros ou cercas, a propriedade é protegida por dois cachorros vira-latas, que ladram sempre que algum estranho se aproxima. “Tudo o que conseguimos é com muita dificuldade, com muita luta”, diz ele.

Sofrimento

A sensação de abandono é latente. Glaucio, Robério e Geraldo estão entre mais de uma centena de brasileiros de 40 famílias pobres que acreditavam na promessa de que, um dia, o assentamento rural Zumbi dos Palmares, hoje sinônimo de descaso, se tornaria uma comunidade estruturada, com abastecimento de água potável, luz elétrica e estradas asfaltadas. Em 2003, no primeiro ano de mandato do então presidente Lula, essas pessoas invadiram uma fazenda abandonada distante cerca de 15km do município goiano de Simolândia, de 6,5 mil habitantes. A desapropriação da terra, em 2005, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), foi a primeira e única grande conquista dessa gente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)