(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ondas de cinco metros afundam barcos em Fernando de Noronha


postado em 16/01/2013 20:07

Brasília - Ondas de cinco metros de altura atingiram o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, na madrugada desta quarta-feira. Com as enormes ondas, cinco embarcações afundaram e o Porto de Santo Antônio foi danificado. De acordo com a Capitania dos Portos de Pernambuco, não há vítimas, mas o arquipélago está sendo monitorado por uma equipe de inspeção naval.

A Marinha informou que as ondas foram provocadas por um fenômeno denominado swell, gerado pela propagação da energia de tempestades oceânicas. O fenômeno pode se repetir e, por precaução, a Marinha está mandando para Fernando de Noronha o navio-patrulha Goiana para apoiar o resgate de embarcações à deriva. O navio chegará ao arquipélago amanhã (17) pela manhã.

No Porto de Santo Antônio, as ondas danificaram a escada do píer, a boia de sinalização e alguns barcos que estavam na areia da praia. Entre os barcos que naufragaram, dois eram de pesca e três de passageiros: J. Pelassa (7,9 metros de comprimento), Mardamonia (11,20 metros) e Juca II (6,1 metros). Mais quatro embarcações ficaram à deriva, e já foram resgatadas.

Fernando de Noronha, considerado um paraíso turístico, foi um território federal até 1988. Atualmente, pertence ao estado de Pernambuco. É formado por 21 pequenas ilhas que ocupam uma área de 26 quilômetros quadrados (km²). A ilha principal tem 17 km²e se situa a 545 quilômetros da capital do estado, Recife.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)