(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva no Rio de Janeiro já deixa uma pessoa morta e 1200 desalojados


postado em 03/01/2013 17:21 / atualizado em 03/01/2013 18:18

(foto: Agência Brasil)
(foto: Agência Brasil)


O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (PSB), decretou estado de emergência no distrito de Xerém. A região foi atingida por um temporal na madrugada desta quinta-feira, que causou a morte de uma pessoa e deixou mais desabrigados. Cardoso passou o dia em Xerém coordenando as operações de atendimento à população e de reconstrução do distrito. O munícipio é o local mais afetado até agora.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil e de prefeituras contabilizou mais de 1.200 pessoas desalojadas em cinco cidades do Rio de Janeiro.


“Foi uma chuva anormal, que provocou o deslizamento de um morro e fez descer uma quantidade de árvores que fecharam uma ponte. Foram 212 milímetros de chuva, que levou a uma lâmina de água com 4 a 5 metros de altura. A força foi tanta, que uma geladeira foi parar em cima do telhado de uma casa”, disse.

Segundo o prefeito de Duque de Caxias, duas pontes foram atingidas pela enxurrada na cidade: uma foi destruída e outra parcialmente. Ele vai aproveitar a visita que o ministro da Integração, Fernando Bezerra, fará à região amanhã para solicitar verbas emergenciais, a fim de reparar o quanto antes a infraestrutura atingida. Cardoso decidiu decretar estado de emergência com objetivo de agilizar as obras necessárias.

Ele fez um apelo aos moradores de Xerém e de outras comunidades de Duque de Caxias, para que evitem permanecer nas áreas de risco. “Nas próximas 72 horas, todo o morador de qualquer área de risco deve ir para a casa de um parente ou de um amigo, pois ainda temos previsão de chuva para hoje e amanhã”, declarou.

O prefeito montou um gabinete de crise em Xerém, para onde foram enviados 100 homens, 20 caminhões e dez tratores, a fim de desobstruir os rios e retirar a lama que cobre as ruas do distrito. A luz foi cortada em boa parte da cidade por causa da queda de postes e fiação.

Teresopólis


Equipes da Defesa Civil de Teresópolis estão em alerta após previsão de mais chuva para as próximas horas em Teresópolis, na região serrana fluminense. As equipes da Defesa Civil do município estão em regime de alerta. O órgão informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a chuva que começou na madrugada de hoje levou ao acionamento das sirenes do sistema de alerta em cinco comunidades localizadas em áreas de risco: 206 pessoas foram encaminhadas para pontos de apoio, como medida preventiva.

Logo nas primeiras horas da chuva, o Rio Paquequer, na localidade da Ilha do Caxangá, no bairro Caxangá, transbordou. A secretaria de Desenvolvimento Social prestou atendimento a 12 famílias que tiveram suas casas alagadas. Elas receberam camas, colchões e cestas básicas. Na comunidade da Coreia, no bairro Meudon, houve queda de barreira, mas nenhuma residência foi atingida. Pedras e lamas estão sendo removidas por equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

A Secretaria Estadual de Saúde enviou no início da tarde três kits calamidade para a região serrana. Os kits contém medicamentos para primeiros socorros, como antibióticos, soro e álcool e podem atender, cada um, cerca de 500 pessoas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)