(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rios transbordam e provocam alagamentos no Rio de Janeiro


postado em 03/01/2013 07:57 / atualizado em 03/01/2013 10:01

Vários municípios do Rio de Janeiro sofrem com alagamentos que já deixaram uma pessoa morta e centenas de desabrigados, desde a chuva forte na madrugada desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil, rios transbordaram em Duque de Caxias, Petrópolis e Teresópolis. Na região serrana, as comunidades atenderam ao sistema de alerta montado pela Defesa Civil e deixaram suas casas. Já, em Mambucaba, sul do Estado, houve deslizamentos.

Em Angra dos Reis, oito casas desabaram e 32 ficaram desalojados. Em Mabucaba, pelo menos 100 pessoas estão desabrigadas e três ficaram feridas. Em Mangaratiba, foram registrados rolamento de pedras e desabamento de muro que destruiu uma casa.

Em Duque de Caxias os rios Saracuruna, Inhomirim e Capivari transbordaram e uma pessoa morreu no município de Xérem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal é um homem adulto ainda não identificado. Ele foi encontrado nos escombros de uma casa que desmoronou na madrugada. Os desalojados estão sendo levados para um abrigo na Praça da Mantiqueira, no centro de Xérem. Parte de uma ponte desabou e a água em muitas ruas chega à altura dos joelhos, mesmo após uma trégua da chuva, por volta das 8h.

As fortes chuvas começaram ainda na noite dessa quarta-feira, deixando milhares de famílias em alerta. Em menos de 24h, choveu cerca de 212 mm em Xérem, volume acima da média para o curto período. O temporal foi causado por uma frente fria que chegou ao Rio nesta quarta-feira, fazendo com que as temperaturas no Estado caíssem rapidamente. A situação se agravou pois a cidade vive um colapso na coleta de lixo após as eleições. O lixo espalhado nas calçadas contribuiu para os alagamentos.

Em Angra, ao menos oito casas desabaram. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 100 pessoas estão desalojadas e mais de duas mil estão em áreas com risco de deslizamento. As autoridades da região trabalham para retirar estas pessoas de suas casas. Desde a madrugada, já foram registrados 102 milímetros de chuva.

Os rios Bingen e Piabanha também transbordaram em Petrópolis, alagando bairros como Independência, Siméria, São Sebastião. Em Teresópolis, pelo menos 50 pessoas ficaram desalojadas após o transbordamento do rio Paquequer.

Segundo o diretor Departamento Defesa Civil, Douglas Júnior, reforços foram enviados a Petrópolis, Teresópolis e Duque de Caxias, que são as cidades com maior vulnerabilidade. A população desabrigada receberá kits com material de higiene e roupa de cama.

(Com Agência Estado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)