(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presépio gigante abre Ciclo Natalino em Olinda


postado em 19/12/2012 08:25

O lançamento do presépio será nesta quarta-feira (19), às 18h, na Praça do Carmo(foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo)
O lançamento do presépio será nesta quarta-feira (19), às 18h, na Praça do Carmo (foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo)

Um presépio gigante instalado em toda a encosta do morro da Praça do Carmo é o grande destaque da programação de Natal da Prefeitura de Olinda. O lançamento será nesta quarta-feira, às 18h, na Praça do Carmo. Inspirado na tradição dos bonecos gigantes de Olinda, o presépio surge como uma festa visual, marcando o imaginário da cidade com uma celebração tão autêntica quanto a cultura que a batiza. Reunindo mais de 130 peças, a instalação cenográfica é a maior do Brasil de que se tem notícia até hoje.

O presépio foi concebido e realizado pelo encenador, designer e bonequeiro Fernando Augusto Gonçalves, do Mamulengo Só-Riso, que apresenta uma obra minuciosa e espetacular. "Sempre montei presépio na minha casa. Olinda é um berço de presépios. Eles ao serem montados no Convento de São Francisco de Olinda deram, posteriormente, origem ao pastoril e ao mamulengo", conta o artista.

O presépio é uma criação ousada. Bonecos de 2 a 7 metros de altura compõem a grande cena tradicional, que recebe uma iluminação especial e uma trilha sonora com canções natalinas para serem ouvidas pelo público em toda a Praça do Carmo. Coloridas e cheias de brilho, as esculturas foram confeccionadas com isopor e revestidas de fibra de vidro, resina, poliuretano, massa plástica e tintas de pigmentos serigráficos. "Não existe uma forma tradicional de se fazer presépio. O presépio assume o feitio e os traços de sua cultura local. Existe em toda parte do mundo, de todas as formas. No Japão, os olhos são puxados. Na África, as figuras são negras e por aí", explica Fernando Augusto.

O presépio gigante de Olinda fica montado na Praça do Carmo até o dia 6 de janeiro de 2013 (Dia de Reis).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)